Parece uma história saída de um filme, mas é bem real. Era apontada como uma espécie extinta no nosso país, mas um urso-pardo anda à solta entre Portugal e Espanha. As autoridades ambientais e regionais do país vizinho confirmaram que os estragos encontrados, nos últimos dias de abril, num conjunto de colmeias, em La Tejera, foram mesmo feitos pelo animal.
Dada a proximidade da fronteira portuguesa, a presença da segunda maior espécie de carnívoros do mundo foi comunicada ao Instituto Nacional de Conservação da Natureza, para o caso de o animal continuar a viagem para sul. E o esperado aconteceu. Foram encontrados estragos causados pelo urso em Bragança e em Montalegre.
É a primeira vez, nos últimos dois séculos, que a espécie aparece no país vizinho. Suspeita-se que o animal pertença a uma comunidade que habita na região de Cantábria, em Espanha, onde estão identificados 280 animais da mesma espécie. A julgar pelos sinais detetados, poderá ser um adulto macho, com uma altura a rondar os três metros e um peso de 200 quilogramas.
Texto: Filipa Neto
Foto: Paulo Caetano/Arquivo Global Imagens