Publicidade Continue a leitura a seguir

Há um vulcão acordado no arquipélago das Canárias

Publicidade Continue a leitura a seguir

DESIREE MARTIN / AFP

No passado domingo, 19 de setembro, o vulcão Cumbre Vieja , localizado no Parque Nacional com o mesmo nome, entrou em erupção na ilha de La Palma e tem mantido a sua perigosa atividade, obrigando à evacuação de povoações inteiras devido ao risco de vida para as pessoas. As autoridades preveem retirar das zonas mais expostas entre cinco mil a dez mil pessoas.

La Palma é uma ilha de formação vulcânica, tal como todas as outras que das Canárias, com duas partes distintas: a zona norte, mais antiga e sólida; e a zona sul, onde esta erupção aconteceu, mais jovem e ainda em formação.

DESIREE MARTIN / AFP

De acordo com a imprensa local, após dias de sinais inquietantes, com pequenos sismos (cerca de 7000), a ilha foi inchando devido à força do magma. Depois, sucedeu uma grande explosão, seguida por uma enorme coluna de fumo e pela expulsão de piroclastos (fragmentos de rocha sólida expelidos durante a erupção de um vulcão).

Das fissuras deste vulcão estão a sair constantemente lavas, gases e outros materiais, o que o torna mais perigoso e as autoridades acham que ainda surgirão novas fissuras. A lava está a caminhar para a costa, cobrindo e destruindo o que encontra pela frente, casas, plantações, animais. Segundo os especialistas, existem já cerca de 20 milhões de metros cúbicos de lava na ilha e é provável que o número de desalojados chegue aos 10 mil.

JOSE MARIA MONTESDEOCA / AFP

A erupção do Cumbre Vieja pode durar muito tempo. A última atividade vulcânica na ilha aconteceu em 1971 e durou 24 dias.