Publicidade Continue a leitura a seguir

Já conheces o projeto Alimentação Saudável e Sustentável?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Comer de forma saudável e sustentável é bom! Vamos a desafios?

As nossas escolhas alimentares, para além de interferirem diretamente na nossa saúde, têm um grande impacto no ambiente, biodiversidade e alterações climáticas.

O projeto Alimentação Saudável e Sustentável (Programa Eco-Escolas | ABAE) tem uma série de desafios à tua disposição para que fiques bem informado e tenhas bons hábitos alimentares que ajudem a reduzir o impacto ambiental.

Explicando melhor, são várias atividades que podes fazer em casa ou na escola, com ajuda dos teus professores e colegas, de modo a ajudar a alterar hábitos do dia-adia que fazem mal à saúde e que põem em causa o equilíbrio do nosso planeta.

Eis um breve resumo de alguns desafios que ainda estão válidos para este ano letivo – o prazo é sempre até 31 de maio:

1. Brigada da cantina

Junta-te a alguns amigos, forma uma equipa e colabora para que na cantina da tua escola, à hora da refeição, haja ambiente calmo e harmonioso, atitudes sustentáveis de combate ao desperdício e bons hábitos de higiene. O Conselho Eco-Escolas vai decidir quantas vezes trabalha a brigada (diária/bisemanal/semanal) e quais as ações específicas a realizar. A Brigada da Cantina poderá realizar também a vigilância/monitorização do bar ou bufete da escola.

Durante o seu trabalho, cada brigada toma nota de dados importantes, tira fotografias e depois submete o trabalho a concurso. Sabe mais aqui.

2. Na Minha Casa Não Desperdiçamos

Durante três dias, cada aluno contabiliza o desperdício alimentar em sua casa, durante a preparação e confeção da comida. Deve sugerir formas de reaproveitar partes de alimentos, normalmente descartadas, e devem ser propostas receitas para reaproveitamento de sobras resultantes tanto da preparação dos alimentos (cascas, caules, folhas, etc.) como das refeições (arroz, batatas, carne, etc.).

Depois, há que preencher um documento próprio e enviar uma foto como comprovativo de confeção da receita para o professor responsável pela atividade. Se ficaste interessado, sabe mais aqui.

3. Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica

A Dieta Mediterrânica (património mundial e imaterial da humanidade pela UNESCO) é vista como a mais saudável e mais sustentável no mundo. Então, o que se pretende é que conheças mais sobre esta dieta vencedora, seleciones esses 10 princípios e cries trabalhos de expressão plástica (desenhos…) se fores aluno do 1º ciclo, ou um vídeo, no caso de seres aluno do 2º e 3º ciclos, do ensino profissional ou secundário. Mais informações aqui.

 

Texto: Maria José Pimentel