Publicidade Continue a leitura a seguir

Já há datas para o novo ano letivo. E volta a haver férias de Carnaval

Publicidade Continue a leitura a seguir

Passado mais um ano letivo marcado pela pandemia de covid-19, com o segundo período em confinamento com aulas à distância, sem férias de Carnaval e uma pausa mais curta na Páscoa, o Ministério da Educação anunciou o novo calendário escolar para 2021/2022.

Assim, as aulas começam entre 14 e 17 de setembro para os alunos do ensino público pré-escolar, básico e secundário e terminam em 7 de junho para o 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

O final das atividades letivas para o 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos está agendado para 15 de junho e no ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico há aulas até 30 de junho.

As férias do Natal decorrem entre 20 e 31 de dezembro. No próximo ano volta a haver férias de Carnaval, entre 28 de fevereiro e 2 de março, e as da Páscoa prolongam-se entre 6 e 18 de abril.

As provas de aferição para o ensino básico estão marcadas para entre os dias 2 de maio e 20 de junho.

Já as provas finais de ciclo para o 9.º ano estão agendadas para os dias 17, 21 e 23 de junho, na primeira fase, e para 20 e 22 de julho a segunda fase.

Os exames nacionais para os alunos do ensino secundário decorrem entre 17 de junho e 6 de julho na primeira fase e entre 21 e 27 de julho na segunda fase.

Segundo o Ministério da Educação, o calendário escolar prevê que as escolas possam adotar uma organização semestral do ano letivo, com vista à recuperação das aprendizagens prejudicadas pela pandemia.

O governo também aprovou a possibilidade de concentrar as aulas só na parte da manhã ou da tarde, para assim evitar ajuntamentos de pais e alunos no mesmo espaço físico, à mesma hora.

Está ainda previsto, sempre que possível, atribuir uma única sala a cada turma e locais específicos de recreio durante os intervalos.

Podes consultar o novo calendário escolar aqui.

 

Texto: Sandra Alves