O verão está à porta e o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva dá-te uma ajuda a planear as melhores experiências para te poderes entreter durante os meses da pausa escolar, dias longos, muito tempo livre….
A programação das Férias com Ciência foi ajustada às diferentes faixas etárias para a interrupção letiva de 1 de julho a 13 de setembro e as inscrições já estão abertas!
Da Cozinha, passando pelo Laboratório, até à área expositiva onde os sentidos e a criatividade são postos à prova… as atividades das Férias com Ciência estão pensadas para todos os espaços do Pavilhão.
Crianças dos 6 aos 12 anos, sempre acompanhadas pelos monitores do espaço em Lisboa, vão criar e aprender… a brincar. Seja durante um dia ou uma semana, conforme a preferência, os cientistas de palmo e meio, como tu, vão poder explorar várias áreas, como a química, a biologia ou a gastronomia molecular.
No Laboratório, por exemplo, é visitado o fascinante mundo dos vírus e, com práticas de higiene rigorosas, aprende-se a prevenir a disseminação destes intrusos invisíveis.
Chegado o tempo das idas à praia, é também momento de desvendar os mistérios dos raios ultravioleta (UV) e do protetor solar. Será que tecidos de diferentes cores nos garantem diferentes níveis de proteção?
Para quem gosta de cozinha e se sente um “mini chef”, a chamada é à copa do Pavilhão, para experiências gastronómicas que fazem as delícias de qualquer um. Das pizzas em fornos solares às receitas onde o mel é o rei… as possibilidades das receitas com ciência são muitas mais do que as que poderias pensar!
Nos tempos que correm, a tecnologia não poderia faltar e os participantes serão por isso desafiados a programar pequenos robôs – os ozobots –, para que sigam trilhos cheios de desafios e reviravoltas.
Para os entusiastas da engenharia, é ainda proposta a construção de uma casa sustentável, utilizando materiais recicláveis e tecnologias verdes, como painéis solares e um moinho.
E há muito mais, em várias semanas de propostas e atividades. Podes saber preços, horários, normas, etc. e aceder às inscrições online no site do Pavilhão do Conhecimento.
Texto: Patrícia Naves