A partir de agora já podes conhecer e visitar uma maqueta incrível com todos os detalhes, totalmente perfeitos, da cidade de Lisboa naquele que é também um exemplo de dedicação e de amor pela arte da construção em miniatura. O bombeiro Luís Caetano de Carvalho construiu minuciosamente, ao longo de 26 anos, uma réplica da capital.
Segundo informações da Câmara Municipal, trata-se de um trabalho de detalhe e precisão que retrata parte do centro da cidade nas primeiras décadas do século XX. Trabalhada em madeira policromada, mostra ao milímetro cada quarteirão, prédio, telhado, desde a Praça do Comércio ao Regueirão dos Anjos, entre o Castelo e o Largo do Corpo Santo.
A “Maqueta do Bombeiro”, como é carinhosamente apelidada pela equipa do Museu de Lisboa, foi comprada por Augusto Vieira da Silva em 1934 e deu entrada no então Museu da Cidade 20 anos depois, quando a Câmara de Lisboa adquiriu o espólio do olisipógrafo. Do conjunto fazia também parte um livro de visitas, manuscrito, que Luís Caetano de Carvalho organizou ao longo de 17 anos.
O seu nome oficial é “Maqueta de Lisboa” e a mostra temporária que a desvenda ao mundo foi inaugurada dia 22 de fevereiro, no Museu de Lisboa-Palácio Pimenta, o que quer dizer que a podes visitar, juntamente com outras peças e documentos históricos de Luís Caetano de Carvalho.
E quem era este homem tão dedicado? Foi construtor civil, mestre carpinteiro e 2.º comandante do corpo de Bombeiros Municipais de Lisboa, entre 1901 e 1929. Como construtor, projetou o quartel de bombeiros do Largo do Regedor. Mas foi como bombeiro que ficou mais conhecido.
Em 32 anos ao serviço da prestação de socorro na cidade, acumulou 30 louvores e condecorações. Em junho de 1907, depois de ter comandado os meios de combate a um incêndio num prédio da Rua da Madalena, renunciou à condecoração régia de D. Carlos I, alegando não ter feito mais do que “o seu dever em vista do cargo que ali representava”.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas, com o custo da entrada no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, que é de 3€, sendo grátis para crianças e jovens residentes em Lisboa.