Publicidade Continue a leitura a seguir

Já viste os “101 Dálmatas” na versão original? Esta é a tua oportunidade

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (na Rua Barata Salgueiro, em Lisboa) traz de volta em novembro mais um ciclo de “Sábados em Família”. São encontros marcados, junto ao grande ecrã, para famílias ou amigos, normalmente a rever grandes clássicos do cinema.

Neste sábado dia 11, por exemplo, vai passar “Bonnie Scotland-Apurados para Serviço”, um dos mais populares filmes de uma dupla lendária de comediantes, Laurel & Hardy, mais conhecidos como “o Bucha e o Estica”, que fizeram as delícias de várias gerações. Nesta aventura, Bucha e Estica partem para a Índia, alistam-se no Exército inglês, então potência colonizadora, e provocam a grande confusão, inclusive o ataque de um enorme enxame de abelhas.

No sábado seguinte, 18, passa “A Quimera do Ouro” de Charles Chaplin, já considerado um dos melhores filmes de sempre. Aqui, um pequeno vagabundo parte à conquista do ouro e da felicidade no Alasca, e encontra-os mesmo – não sem passar antes por uma série de episódios e cenas memoráveis que ficaram na história do cinema, de uma cabana perdida no gelo e à beira do abismo em equilíbrio instável, às alucinações provocadas pela fome, e a inesquecível noite solitária de Natal de Charlot, com o sonho e a dança dos pãezinhos.

Já no dia 25 chegam “Os 101 Dálmatas”, o original da Disney de 1961, dobrado em português do Brasil. Pongo e Perdita são um casal de bonitos cães dálmatas com uma ninhada de 15 cachorrinhos. Estes tornam-se a obsessão de Cruella DeVil que, apostada em fazer um casaco com a pele dos cachorros, força o seu mordomo a raptá-los. Aliados a outra bicharada, os pais levam a cabo uma operação de resgate com a ajuda dos 101 dálmatas prisioneiros, que deixa Cruella em mau estado…

Os filmes são sempre às 15 horas. Os bilhetes para qualquer um dos dias custam 3,20€ por pessoa, havendo vários descontos, e podem ser comprados aqui.

Texto: Patrícia Naves