A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade cada vez mais presente e percetível no nosso mundo, mas há ainda muitas dúvidas, questões e curiosidades que se levantam. Para ajudar a perceber um pouco mais do que é a IA e como funciona, Lisboa vai receber uma exposição inédita sobre este tema.
Tudo vai acontecer entre os dias 2 e 31 de outubro no espaço BPI All in One, situado no Edifício Monumental, na Praça do Saldanha. “AI INNOVATION Garden” é uma exposição dinâmica, imersiva e gratuita, que estará aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 11 horas às 19 horas.
Este espaço inovador pretende oferecer uma experiência prática, acessível e envolvente para todos os públicos e que tem como objetivo trazer um maior conhecimento à população em geral das potencialidades e impacto que este tipo de tecnologia tem no seu dia a dia.
O nome “Jardim” (Garden, em inglês) evoca um ambiente agradável, familiar e acessível, mas também pretende ser uma analogia à constante mutação e crescimento das plantas e flores que, à semelhança da inteligência artificial, cresce e reinventa-se com mais de 10 mil aplicações a surgirem a cada dia!
Por lá, encontrarás diversas áreas, como “What is AI?”, na prática uma breve explicação sobre o que é a IA, ideal para quem está a dar os primeiros passos neste universo.
Podes também visitar a PROMPT Garden – introdução ao conceito de “prompts”: como se aborda o tema, como se escreve e o que fazer para ser mais eficaz. Há ainda um CHAT Garden, com apresentação dos vários chatbots existentes e realização de testes para perceber a evolução numa conversa; o AI Jobs, ecrã interativo que revela o quão exposta cada profissão está à Inteligência Artificial e que alternativas dá; e ainda AI Languages– possibilidade de falar mais de 40 idiomas diferentes em escassos segundos, com o teu tom de voz e imagem.
Também para descobrir, a AI Education, com plataformas que ajudam professores e estudantes a fazer resumos, revisões, traduções e quizzes, entre outros; a AI Business, com plataformas que ajudam os negócios na criação de sites e apresentações, a fazer planos de negócios; a AI Art, de plataformas que ajudam na criação de imagens e vídeos, no desenho de projetos de arquitetura, entre outros; e a AI Fun Tools – plataformas que ajudam na criação de músicas e decoração, na interpretação de sonhos, entre outros.
Há ainda um AI Flower Market, sobre gadgets que recorrem a Inteligência Artificial e que se podem usar ao peito, no bolso, como óculos e como smartphone.
Texto: Patrícia Naves