Livros/ Ideal para quem não gosta lá muito de ler

Livros/ Ideal para quem não gosta lá muito de ler

O menino que não gostava de ler

 

Sabes o que é a papirofobia? Se desconheces o seu significado, não há problema. Até porque, se estiveres a ler este texto nas páginas da revista, o mais provável é que não tenhas medo do papel. Pois é: a papirofobia é mesmo um síndroma (felizmente raro) que faz com que tenhamos uma aversão sem limites ao papel.

Escrito já há mais de 20 anos pela italiana Susanna Tamaro, “O menino que não gostava de ler” (“Papirofobia” no original) continua a chegar a novos leitores, estando na 14.ª edição. No centro da história encontrarmos Leopoldo, um jovem que, apesar de todos os incentivos dados pelos pais, tem dificuldade em criar com os livros uma relação de proximidade. Assim que pega num livro, as letras parecem querer fugir da página, o que não dá lá muito jeito quando se quer acabar de ler uma história…

Desalentado e profundamente triste por desiludir os pais, Leopoldo ensaia uma fuga de casa, mas a solução para os seus problemas está mais próxima do que ele pensava…

Autoria: Susanna Tamaro/Ute Krause
Editora: Editorial Presença
Preço: 12,50 euros

Texto: Sérgio Almeida

 

O cão dos olhos dourados

Em mais de 50 anos de escrita, João de Melo já publicou livros de todos os géneros. Faltava-lhe um título para a infância, o que agora concretizou com uma enternecedora história que explora a relação de amizade entre uma jovem curiosa e um cão que se destacava pelos olhos doces e pelo gosto de aventura.

Autoria: João de Melo (texto) e Célia Fernandes (ilustrações)
Editora: D. Quixote
Preço: 12,90 euros

 

Leo e o polvo

Leo é uma criança especial. A forma rara de autismo de que padece leva-o a isolar-se dos demais e a sofrer em silêncio. Quando, numa visita de rotina a um aquário público, conhece um polvo, uma mudança opera-se em si. A imediata ligação que se estabelece leva-o a descobrir o valor da amizade.

Autoria: Isabelle Marinov e Chris Nixon
Editora: Lilliput
Preço:  
12,69 euros

 

Podia ser pior

Amigos de sempre, o Alberto e o Jorge não podiam ser mais diferentes. O primeiro é um pessimista nato, enquanto o companheiro vê sempre o lado positivo de tudo, terminando as frases com um otimista “podia ser pior”. Mas a forma de ambos estarem na vida vai ser posta à prova da maneira mais dura possível.

Autoria: Einat Tsarfati
Editora: Fábula
Preço: 13,99 euros