Publicidade Continue a leitura a seguir

Livros/ Um apelo emotivo para (ainda) salvarmos o mundo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Carta aos líderes do Mundo

Sofia, a jovem heroína do livro, tem um sonho. Quer que o Mundo em que está a crescer tenha um futuro. Para a sua geração e para todas as outras que se lhe seguirão.

Alarmada com os índices altíssimos de poluição e com a escalada na destruição dos ecossistemas, resolve fazer das palavras atos. Da forma mais direta que consegue: escrevendo uma carta aos líderes mundiais.

Apesar de estar a dirigir-se aos mais altos dignitários, o tom não é meigo nem sequer complacente. Sem reservas ou falinhas mansas, lança-lhes um apelo claro: “Tirar o Planeta dos cuidados intensivos é urgente”.

Para convencê-los a agir, faz um retrato realista do estado do Mundo, ao enumerar sinais tão graves como o aumento da temperatura, as ilhas de plástico que ameaçam transformar-se em continentes ou a destruição de florestas. A hora, relembra a pequena ativista, é de agir sem demora.

Autoria: Maria Inês Almeida, Flávia Lins e Silva
Editora: Porto Editora
Preço: 12,90 euros

Texto: Sérgio Almeida

 

Tempo de haikus

O haiku é um género poético oriundo do Japão que faz da concisão extrema a sua principal característica. Ou seja, com apenas três versos e uma métrica precisa, consegue, todavia, abarcar uma realidade imensa. É o que sucede neste sedutor conjunto de poemas de J.N. Santaeulália dedicado às quatro estações do ano.

Autoria: J.N. Santaeulália, Luciano Lozano
Editora: Akiara Books
Preço: 15,30 euros

Os lápis que salvaram o unicórnio

 

Monica Sweeney e a ilustradora Feronia Parker Thomas contam a história de um unicórnio simpático que, ao chegar a uma nova cidade, procura fazer amizades. No entanto, perante a dificuldade em convencer os outros a brincarem com ele, acaba por encontrar uns aliados improváveis: um bando de lápis cheios de cor.

Autoria: Monica Sweeney, Feronia Parker Thomas
Editora: Presença
Preço: 12,90 euros

A minha mãe é a minha filha

O escritor Valter Hugo Mãe revela neste livro a sua dimensão de cuidador, ao partilhar histórias do quotidiano que demonstram como a “minha mãe é a minha filha”. Para a ver feliz, conta, não se poupa a esforços. Até mesmo “dançar e cantar para haver sempre alegria” ou cobri-la de presentes, de chocolates a pérolas redondas e cavalos-marinhos.

Autoria: Valter Hugo Mãe, Evelina Oliveira
Editora: Porto Editora
Preço: 15,50 euros