Livros/Um verdadeiro manual de instruções sem complicómetro

Livros/Um verdadeiro manual de instruções sem complicómetro

Se algum dia vieres à Terra

Um menino escreve uma carta para um amigo distante. Tão, mas tão distante que mora noutro… planeta.
É este o ponto de partida do enternecedor livro da escritora e ilustradora australiana Sophie Blackall, um hino à amizade e à tolerância entre os seres.

Na carta dirigida ao seu amigo imaginário, o rapaz tudo faz para que ele possa sentir-se em casa quando finalmente aterrar no nosso Planeta e não sinta em demasia a falta dos que lhe são mais queridos.

Com infinita boa vontade e paciência, explica-lhe que os mais de sete mil milhões de habitantes da Terra têm um corpo, “mas todos diferentes”, e também que cada um de nós tudo faz “para pôr o Mundo a funcionar”. E ainda que “os bebés não têm jeito para nada”, mas que serão eles, quando crescerem, a ajudar os mais velhos, que “já não conseguem fazer o que faziam antes”.

Neste manual de instruções, o mais importante mesmo é sabermos que “neste preciso momento, estamos juntos neste Planeta maravilhoso”.

Autoria: Sophie Blackall
Editora: Fábula
Preço: 17,69 euros

Texto: Sérgio Almeida

 

O elefante da dona Bibi

Quando pensamos num animal de estimação, o elefante não é de certeza o primeiro nome que nos vem à cabeça. Opinião diferente tinha a dona Bibi. Para onde quer que fosse, fazia-se acompanhar pelo volumoso animal, para desespero dos que os rodeavam. Um livro terno e divertido sobre a aceitação da diferença.

Autoria: Reza Dalvandi
Editora: Fábula
Preço: 13,29 euros

 

Ó mãããeee!

Os autores Ilan Brenman e Célia Fernandes homenageiam o caráter heroico das mães num livro que coloca em evidência a sua resiliência e espírito de sacrifício. Tantas vezes esgotada, nunca deixa de estar disponível para os filhos, que reclamam a toda a hora a sua presença através de um bem audível “ó mãããeee!”.

Autoria: Ilan Brenman/Célia Fernandes
Editora: Booksmile
Preço: 12,69 euros

 

Quando o lápis e a borracha se juntaram

Era uma vez um lápis e uma borracha que andavam sempre às turras. Quando o primeiro desenhava, logo vinha a borracha apagar o que bem queria. Mas, por maior que seja a zanga, não vão tardar a descobrir que só com a cooperação e a entreajuda vão conseguir ser ainda mais valiosos…

Autoria: Karen Kilpatrick e Luis O.
Editora: Jacarandá
Preço: 11,90 euros