Publicidade Continue a leitura a seguir

Media Lab conclui mais um ciclo de Literacia para os Média na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto

Publicidade Continue a leitura a seguir

O projeto Media Lab JN concluiu, na sexta-feira passada, dia 25 de junho, mais um ciclo de sessões de literacia mediática do projeto DIC – Domínio de Integração Curricular – junto de alunos da Escola Básica e Secundária do Cerco, no Porto. Após oito encontros a discutir temas ligados à rotina dos média e a estudar diversas questões acerca da produção de notícias, os estudantes do 6º ano puderam tornar-se, enfim, jornalistas por um dia. Numa manhã produtiva, após escreverem textos voltados para notícias de rádio, os alunos realizaram as gravações para um noticiário radiofónico.

A aluna Matilde Trindade, 12 anos, aprovou a experiência: “Eu aprendi a ler melhor, a ter mais atenção e concentração. Senti um bocado de vergonha a ler à frente de todos, mas gostei muito. Achei que foi divertido e desafiante. Eu não consigo ler algumas palavras que são um bocado difíceis, sinto-me baralhada, mas gostei porque no final consegui”, afirmou.

Cristina Cunha, professora de História com grande experiência e uma das orientadoras dos alunos ao longo das sessões de Literacia para os Média, acompanhou toda a evolução dos jovens jornalistas e aprovou o sucesso pedagógico do programa. Segundo a docente “Foi muito positivo. Elas começaram, e digo elas porque a turma é quase toda de raparigas, um bocadinho retraídas relativamente às experiências que teriam aqui na oficina. Mas acho que no final a adesão foi bastante boa. Conseguiu-se chegar a um resultado final que, como experiência, foi muito bom para elas”.

Da mesma forma, Fernando Melo, professor de matemática, também fez um balanço positivo no fim de mais uma ronda do projeto, e destacou o espírito de colaboração entre os estudantes: “Eu penso que houve uma evolução muito positiva ao longo das semanas. Eles começam sempre retraídos, mas no final tivemos aqui uma série de notícias fantásticas. Mesmo no desempenho da leitura e gravação estiveram muito bem. Tivemos aqui alunos que não conseguiram fazer o texto escrito, mas ofereceram-se para ler. E tivemos também na parte escrita muita ajuda entre eles na troca de ideias. Houve um espírito de equipa muito forte”, comemorou.

As gravações, em duas etapas, foram coordenadas pela formadora do Media Lab JN Mariana Amorim e pelo jornalista Daniel Leal, que trabalharam primeiramente as principais regras para a gravação de notícias para rádio, com dicas para um melhor modo de gravação, técnicas de facilitação de leitura de notícias e curiosidades acerca de elementos básicos do dia a dia de um repórter. Na segunda parte, cada um dos alunos pôde vivenciar a experiência como repórter ao escrever e gravar a sua notícia.

O projeto Media Lab tem uma década de experiência com literacia mediática, levando conhecimento digital e comunicacional a milhares de estudantes portugueses. Com a pandemia da covid-19, o projeto evoluiu permitindo, no corrente ano letivo – 2020/2021 – a participação de escolas e estudantes através de workshops on-line. E, enquanto os estudantes não podem voltar a visitar as redações – JN, TSF e DN, seguem virtualmente no universo das notícias aprendendo a combater a desinformação e a consumir conteúdos mediáticos de forma crítica.

O Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática e a participação cívica ativa. Saiba como participar no site do projeto.

 

Notícia escrita por Daniel Leal (Media Lab)