Media Lab coordena gravações dos trabalhos finais de Literacia para os Média no Cerco

© Media Lab

Media Lab coordena gravações dos trabalhos finais de Literacia para os Média no Cerco

© Media Lab

No Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, a semana de gravações dos trabalhos finais da 3ª ronda da oficina de Literacia para os Média contou com a presença da equipa do Media Lab JN. Na quinta-feira (dia 15),  foi a vez dos alunos do 5.ºE – inseridos no programa de Domínio de Integração Curricular (DIC) – produzirem notícias sobre temas diversos, apoiados na versão impressa do Jornal de Notícias, com a ajuda dos monitores do Media Lab e dos professores. 

A primeira hora da sessão começou com a discussão sobre as notícias da semana: entre casos de crime, justiça e futebol, vários alunos responderam às perguntas dos monitores sobre a atualidade, com o objetivo de entender as dinâmicas noticiosas e discutir os seus temas.

Seguiu-se a habitual correção das notícias, de forma a assegurar a facilidade de leitura. Entreter as crianças é instintivo para a monitora Mariana Amorim, que sabe bem como conduzir as respostas dos mais interessados, cativando a atenção dos mais irrequietos para a importância de se manterem informados.

A simplicidade e rapidez são pontos chave, daí a gravação áudio do noticiário ser o exercício mais cativante para estes alunos do segundo ciclo. Com o microfone da TSF na mão, os alunos leram as notícias projetadas no quadro – uns mais rápido, outros mais cuidadosos, deixando-se ficar para o fim os mais envergonhados e necessitados de uma motivação extra.

© Media Lab

A sessão, com 15 alunos, durou mais de 3 horas, tempo necessário para a criação de notícias de última hora e para ir ao encontro das expectativas dos professores e dos alunos.

Para Hélder, de 11 anos,  a manhã “foi um bocado agitada” por receio de falar para o gravador, acabando por superar o medo e confessar ter gostado do exercício. Gabriel, com a mesma idade, partilhou o sentimento – “a sessão foi muito divertida” referiu.

De volta às aulas presenciais desde 5 de abril, a professora Rita Santos garante que as sessões em sala de aula são a melhor forma de chegar aos alunos, não descurando a tecnologia, mas dispensando-a, agora que a aprendizagem presencial é novamente possível. Para a docente de físico-química, estas sessões “são importantes, no sentido em que desenvolvem a autoconfiança, ensinam a saber estar e dão para perceber alguns pontos fracos (dos alunos)”.

Professora Rita Nunes ajuda um aluno a interpretar as notícias do dia © Media Lab

Desde Setembro 2019 que a colaboração entre a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto e o Media Lab do Jornal de Notícias permite a presença continuada da equipa de formadores Media Lab na Escola sede deste agrupamento,  acompanhando de forma instrumental o trabalho feito nas oficina de Literacia para os Média, como parte integrante do projeto “Domínio de Integração Curricular” (DIC).

O Media Lab – Jornal de Notícias – é um projeto de educação não-formal cuja missão visa a promoção da literacia mediática e da informação, através de atividades lúdico-pedagógicas para todos os públicos, em prol de uma participação cívica informada e ativa. Saiba como participar no site do projeto.

 

Equipa Media Lab