Em vésperas de eleições legislativas – realizadas a 30 de janeiro – e a viver uma nova vaga da pandemia Covid-19, os temas predominantes debatidos pelo projeto Media Lab JN nas sessões desta 2ª Ronda do projeto de Literacia Mediática do Cerco não poderiam ser outros.
Os alunos do 5º D da Escola Básica e Secundária do Cerco, no Porto, puderam perceber melhor a política nacional e, obviamente, mostraram conhecimento sobre os cuidados de prevenção da covid-19.
Os encontros com a turma ocorreram nos dias 14 e 21 de janeiro. Na primeira sessão, os estudantes aprenderam sobre a rotina dos média e foram introduzidos à produção de notícias para rádio. Seguindo todos os protocolos de segurança, com o devido uso das máscaras e o distanciamento social na sala de aula, todos puderam participar nas conversas com o jornalista convidado Daniel Leal e com a coordenadora do Media Lab Mariana Amorim.
Além de se mostrarem bastante curiosos sobre o dia a dia dos jornalistas, os alunos tiveram a oportunidade de reescrever e gravar notícias a partir de informações recolhidas no Jornal de Notícias. “Eu aprendi que todo mundo erra no jornalismo e nem tudo sai perfeito. Também aprendemos muita coisa sobre jornais e a vida dos jornalistas. Eles trazem as notícias para ficarmos a saber o que está acontecendo no mundo”, afirmou Kheyvison Martins, de 12 anos. “Eu também não sabia que as eleições iriam ajudar a escolher deputados e agora eu sei. Isso é muito importante para Portugal”, acrescentou.
Gonçalo Rocha, 10 anos, também ficou a saber mais sobre a importância da democracia para o país. “Eu li no jornal que eles estão preocupados com a Covid-19 nas eleições”, observou. “Eu gostei dos encontros que tivemos com os jornalistas porque aprendemos o que eles fazem. E a parte que eu mais gostei foi quando eu pude gravar a minha notícia no microfone”, destacou.
Todos os estudantes presentes nos encontros puderam gravar as suas notícias. Antes, tiveram a oportunidade de trabalhar as principais regras de gravação de notícias para rádio, com dicas para um melhor modo de gravação, técnicas de facilitação de leitura e curiosidades sobre os elementos básicos do dia a dia de um repórter. Na segunda parte, cada um dos alunos pôde vivenciar a experiência como repórter ao escrever e gravar a notícia.
O Media Lab tem mais de uma década de experiência com literacia mediática, levando conhecimento digital e comunicacional a milhares de estudantes portugueses. Este projeto educativo promove a literacia mediática e a participação cívica ativa. Saiba como participar no site do projeto.
Texto: Daniel Leal e Mariana Amorim (Media Lab JN)
Data de publicação: 4 de Fevereiro de 2022