Media Lab JN na 1ª Edição dos Jogos Olímpicos do Cerco

Media Lab JN na 1ª Edição dos Jogos Olímpicos do Cerco

6 escolas, 5 modalidades desportivas, mais de 100 participantes e um comité organizador de alunos e professores unidos em prol de um objetivo comum: levar a cabo a primeira edição dos Jogos Olímpicos do Cerco no final do ano letivo 2020/21. 

Foi com muito trabalho e extraordinária dedicação de alunos, professores e Direção que os Jogos Olímpicos do Cerco tiveram lugar no passado dia 6, juntando jovens do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto numa manhã de desporto pautada pelos valores olímpicos da excelência, amizade e respeito.

O evento foi organizado pelos alunos do 6º ano do Plano de Inovação (PI) de Educação para os Valores Olímpicos daquela escola ao longo de todo o ano letivo, e contou com a presença de membros do Comité Olímpico de Portugal.

Esta 1ª Edição dos Jogos Olímpicos do Cerco não ficou apenas marcada pelos primeiros passos de possíveis futuros atletas portugueses. A manhã de terça-feira (6) foi também o dia em que alguns alunos das turmas do PI puderam colocar em prática todos os preceitos básicos do jornalismo para fazer a cobertura mediática do evento, com a ajuda da equipa do Media Lab JN.

No total, oito Repórteres Media Lab estiveram a noticiar os Jogos que agregaram as seis Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, com a ajuda de monitores / jornalistas que estiveram com os alunos, apoiando os jovens na condução de entrevistas, realização de vox pops e captação de imagens deste grande evento desportivo.

Com um roteiro de perguntas pré-estruturado pelos próprios estudantes, os pequenos colocaram-se em frente às câmaras para conversar com personalidades convidadas para o evento como Rita Nunes, diretora do Departamento de Estudos e Projetos do Comité Olímpico de Portugal (COP), e Joaquim Videira, atleta olímpico (esgrima) e também membro do COP, além de figuras da escola, como Manuel António Oliveira (Diretor do Agrupamento), Paulo Ferreira (subdiretor) e as professoras Marília Soares e Francisca Alves (coordenadoras do Plano de Inovação de Educação para os Valores Olímpicos).

Todas as competições foram ainda transmitidas em directo pelo Youtube, canal que em vários momentos registou as ações dos nossos #RepórteresMediaLab na cobertura mediática do evento, que contou com a participação de 132 “alunos-atletas” dos 3º e 4º anos nas seguintes modalidades: basquetebol, judo, futebol, ginástica e atletismo (com provas de lançamento de peso, salto em comprimento e corrida de 40m).

A coordenação da equipa Media Lab JN foi levada a cabo pela formadora Mariana Amorim e os monitores / jornalistas, Beatriz Palmieri, Beatriz Dias, Rebeca Kuhn e Daniel Leal, com a direção de Alexandre Varella Cid.

O projeto Media Lab tem uma década de experiência com literacia mediática, levando conhecimento digital e comunicacional a milhares de estudantes portugueses. Saiba como participar no site do projeto.