Media Lab JN participa em Projeto Europeu no Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho

Media Lab JN participa em Projeto Europeu no Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho

O Media Lab JN acompanhou a semana do projecto europeu “Fit for Life” com o subtema “Media: passado, presente e futuro” no Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, em Barcelinhos, com a presença de estudantes do programa Erasmus+.

Em conjunto com os alunos portugueses, jovens da Alemanha, França, Itália, Polónia e Roménia participaram em dois dias de atividades mediáticas com o Media Lab JN. O dia 16 (quarta-feira) ficou marcado pela visita às instalações do Jornal de Notícias no Porto, onde receberam uma formação teórica sobre a importância de estar informado, o perigo e efeitos da desinformação e sobre a história deste jornal centenário.

Os jovens foram convidados a conhecer as redações do JN e da TSF, e puderam acompanhar o quotidiano dos profissionais que ali trabalham. O grupo foi surpreendido ao presenciar a chegada de uma notícia de última hora à redação da TSF – a explosão de gás num prédio na Amadora – e viram, em direto, como os jornalistas lidam com estes acontecimentos ao minuto.

No segundo dia de atividades, em Barcelinhos, a biblioteca da Escola Básica Rosa Ramalho transformou-se numa enorme redação de jornalistas Media Lab JN, com o Workshop “Redação Século XXI”. Cada dupla de alunos estrangeiros juntou-se a um dos estudantes portugueses e trabalhou numa das três redações específicas: rádio, vídeo e redes sociais. Os estudantes alemães, impedidos de sair da Alemanha devido à situação pandémica, participaram na atividade à distância, por videoconferência.

Cada grupo ficou responsável por reescrever uma notícia por palavras próprias e posteriormente adaptá-la aos diferentes meios. A redação de vídeo colocou os jovens em frente a uma câmara para gravarem os seus textos; o grupo de rádio transformou os jovens em locutores, que gravaram as suas notícias ao microfone; e a redação de redes sociais escreveu as suas notícias para o jornal digital Media Lab e preparou a sua distribuição nas redes sociais Instagram e Twitter.

 

Partindo de perguntas sobre os hábitos informativos de crianças e jovens e sobre a importância da profissão do jornalista na sociedade atual, os estudantes foram ainda desafiados a saírem da sala de aula e entrevistarem estudantes e professores pelo Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, para a criação de Vox Pops com as diversas respostas sobre estes temas.

No final da atividade o Media Lab JN recolheu alguns testemunhos de Professores e estudantes de forma a perceber qual o balanço ao fim dos dois dias de atividades que, na generalidade, consideraram uma experiência importante para a formação destes jovens cidadãos europeus.

Vários dos estudantes relataram surpresa com algumas das características que a profissão de jornalista exige, diariamente.

A estudante polaca, Urszula Lidak, participou na redação de redes sociais e mencionou que esta experiência permitiu “descobrir mais sobre o trabalho dos jornalistas e como as redações funcionam”. Depois de acompanhar a visita ao JN, concluiu que ser jornalista pode tornar-se um trabalho de constante stress, nomeadamente por terem de lidar com prazos de entrega apertados.

A agilidade dos jornalistas dentro das redações foi uma das capacidades que Maria Elisei, da Roménia, destacou, ao recordar-se da notícia que acompanharam ao vivo na TSF: “Eles trabalham sob bastante pressão, algo que não esperava. O que aconteceu na rádio foi um grande exemplo de notícia de última hora e foi uma experiência que não irei  esquecer.”

A experiência de “ver o verdadeiro ambiente de uma redação e os jornalistas a trabalharem” levou Maria a confessar-nos que nunca tinha considerado a profissão de jornalista, mas que “depois destes dias tornou-se algo que realmente irá levar em consideração no futuro”.

Apesar de admitir que considerou o trabalho dos jornalistas difícil, a jovem italiana Annacarla Valente, também mudou de opinião sobre a possibilidade de tornar-se jornalista: “Antes de vir para Portugal eu nunca tinha pensado numa carreira como jornalista, mas agora estou a pensar nisso.”

A motivação e entusiasmo dos estudantes com as atividades desenvolvidas com o Media Lab JN foram o ponto alto do encontro, na opinião da Professora Isabella Damiani, de Itália: “Eles agora adoram esta profissão”.

Chama também a atenção para a abordagem de temas relacionados aos media, principalmente em relação à capacidade de não se deixarem manipular por determinados conteúdos.

A atualidade sobre os temas abordados nos dois dias de workshop é também evidenciada pela Professora da Roménia, Madalina Carmen Ilie: “Nós estamos rodeados por eles [os media], nós precisamos nos manter atualizados sobre o que acontece ao redor do mundo, de outra forma nós não saberíamos o que está a acontecer.”

Tal como os seus alunos, a Professora destaca a importância da visita à redação do JN e da TSF para a real compreensão do dia a dia de um jornalista, perceber a “rapidez com que tudo acontece” e a necessidade dos profissionais serem “multitaskers”. É também uma oportunidade de “verem os jornalistas ‘em ação’, verem as redações, como os diferentes departamentos estão organizados e como os editores chefe estão ali para supervisionar tudo o que acontece.”

De forma global os Professores envolvidos no projeto “Fit for Life” sublinham o “espírito europeu” desenvolvido nestas ações de Erasmus+, tal como o incentivo à “cooperação, trabalho de grupo e tolerância”.

As trocas culturais entre os alunos de diferentes países foi um dos tópicos ressaltado pelo professor Cândido Leite, docente do AE Rosa Ramalho, pois permite a estes jovens abrirem os seus horizontes culturais e a relação direta com as perspetivas futuras desta geração: “se na minha geração nós trabalhávamos em Portugal, a geração dos meus filhos já começa a trabalhar na Europa e se calhar esta geração vai ter de trabalhar no mundo.”

A Professora Cláudia Gomes, Coordenadora Erasmus+ no AE Rosa Ramalho e uma das organizadoras da visita, recordou a primeira pergunta feita pelo Media Lab JN na formação teórica para exemplificar a importância da cooperação entre os países europeus e da literacia mediática para os jovens: “Recordo-me da primeira pergunta que fez ontem – ‘Porque que é importante estarmos informados?’ – Para podermos decidir. Para podermos decidir de uma forma consciente e acima de tudo, termos opções e isso para mim é democracia, que para mim é das coisas mais importantes que nós temos de preservar na Europa.”

O Media Lab JN na Escola e na Comunidade é um projeto de educação para a literacia mediática e da informação que procura levar às escolas temas como a desinformação, o jornalismo e a importância de construirmos uma sociedade bem informada. Saiba como participar no site do projeto.

 

Texto: Beatriz Walviesse (Media Lab JN)

Data de publicação: 24 de março de 2022