Publicidade Continue a leitura a seguir

Música, números e tecnologia em oficina para crianças

Publicidade Continue a leitura a seguir

A música e os números têm uma ligação muito próxima. Surpreendido? O ritmo e as batidas, parte fundamental das sonoridades que nos chegam aos ouvidos, estão ligadas ao tempo. É preciso contar e sentir.

Na oficina “Música para crianças: ritmos, batidas e jogos” vais poder explorar e compor com criatividade – e, claro, com a preciosa ajuda da tecnologia: computadores, tablets, sintetizadores e outros teclados. Depois da lição aprendida, é possível recuperar ensinamentos em casa, pois algumas das aplicações são gratuitas e de acesso livre e poderão ser utilizadas mais tarde, com a família e os amigos, explica Sara Borges, assessora de programação do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, em que se insere o ciclo de workshops intitulado “Música para crianças”.

O primeiro é já no próximo dia 22 de janeiro. Seguem-se “O som do dia a dia”, a 19 de março; “As histórias do som; o som das histórias”, a 2 de abril e, por fim, a 4 de junho, “As ondas invisíveis”. Em comum, as quatro oficinas oferecem a “possibilidade de explorar o som de forma diferente e criativa, sempre com a componente tecnológica” associada.

Reforçar a escuta ativa para perceber os sons a que nem sempre damos importância, perceber a relação entre o som e as histórias ou explorar a física existente na música são algumas das propostas de atividades ao longo dos próximos meses.

O Circuito “tem a missão de aproximar diferentes tipologias de público ao universo das media arts” (artes digitais), sempre de uma forma informal e descontraída, segundo Sara Borges.

Para esta série de oficinas infantis, realizadas no Gnration, em Braga, a Worten Digitópia, parte integrante da Casa da Música, é a parceira, apresentando os formadores Filipe Fernandes e Ricardo Vieira.

Dirigido ao público dos três aos dez anos de idade, é necessário o acompanhamento por um adulto, que também irá participar e entrar no universo onde a música e a tecnologia se fundem. Os ingressos podem ser comprados de forma individual ou usufruir da promoção existente na compra de entrada para as quatro oficinas.

“O intuito é continuar a promover oficinas para famílias, com muitas temáticas ainda por explorar”, remata a assessora de programação.

 

Ciclo “Música para crianças” | Várias datas. A partir de 3 euros | Gnration, Braga

Texto: Sara Sofia Gonçalves