Na chegada da primavera, duas sugestões

Na chegada da primavera, duas sugestões

“Fleurit” (2021) é um delicioso filme animado que conta a história de uma sementinha que tem de aprender a crescer e a germinar, saindo da proteção do interior da terra. Parece fácil, não? Mas cá fora há obstáculos a enfrentar: as outras flores não a querem, por não se parecer como ela. Será que a valente sementinha vai dar a volta à situação?

“Fleurit” foi realizado por Charlie Pilote, no âmbito do programa “Conception d’animation 2D” , na Escola Pivaut, Montréal, Canadá.

 

“O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner Andresen e com ilustrações de Fedra Santos.

“Era uma vez um jardim maravilhoso, cheio de grandes tílias, bétulas, carvalhos, magnólias e plátanos. Havia nele roseirais, jardins de buxo e pomares. E ruas muito compridas, entre muros de camélias talhadas.” (excerto)

Mas, como te aperceberás ao ler, são os gladíolos que estão em destaque nesta história fantástica. À noite, todas as flores “despertam” e acontecem “coisas mágicas” naquele jardim onde quem manda é o rapaz de bronze, uma estátua.

Os gladíolos são flores muito apreciadas e toda a gente os quer colher. Há um gladiolozinho que nasce e se prepara para a vida e, vê lá tu, quer ser colhido! Não sabe bem no que se vai meter! Só que ouve uma conversa e percebe que os gladíolos não vão ser colhidos por embelezarem o jardim. Dececionado, o nosso gladiolozinho organiza uma festa para se distrair, mas tem de pedir autorização ao rapaz de bronze. Tudo autorizado e pronto, as flores decidem chamar a Florinda, menina de 7 anos e filha do jardineiro, para participar na “party”. Como num sonho, a Florinda é convidada e convive com as flores do jardim nessa noite. De manhã, na escola, as amigas acham que ela enlouqueceu. Aquela noite mágica ficará para sempre em Florinda!

 

Texto: Maria José Pimentel