“Não te esqueças das orelhas”: para ler e aprender

“Não te esqueças das orelhas”: para ler e aprender

O livro “Não te esqueças das orelhas” chegou às livrarias no início no ano e conta a aventura de Julian e a sua gata, a Mia.

“Um dos principais prazeres da gata Mia é estar ao sol. Um dia, o seu jovem dono Julian descobre que sofrem de uma condição de saúde em comum. Como reagir quando somos surpreendidos por acontecimentos inesperados?”. A resposta chega com a aventura de Julian e Mia, que os leva a atravessar o oceano Atlântico e que irá mudar as suas vidas para sempre.

A história é baseada em factos reais, pois o autor, Steven Casteleiro, foi diagnosticado com um cancro de pele na orelha esquerda, em 2021, e nessa altura percebeu que as pessoas que conhecia sabiam pouco acerca dos malefícios do sol e os cuidados a ter com a pele. A gata Mia entra nesta aventura porque os animais de estimação também podem sofrer da mesma doença.

“Não te esqueças das orelhas”, da Flamingo Edições, é a estreia de Steven Casteleiro na escrita. O professor de Biologia, Geologia e Ciências Naturais, de 48 anos, trabalha atualmente no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa, e já esteve em algumas escolas do país a contar a sua história. Ah! E a Mia existe de verdade, é a sua gata e “adora comer, beber água e tomar banhos de sol”.

 

Não esquecer

Com os dias mais longos e mais quentes passas cada vez mais tempo ao ar livre, a brincar no parque, andar de bicicleta e fazer caminhadas, além das idas à praia e à piscina. Sabe bem apanhar sol e o sol faz bem à saúde, mas é preciso ter alguns cuidados. Um deles é evitar as horas mais perigosas, entre as 11 e as 16 horas, quando os raios UVB são mais fortes e causam queimaduras na pele. Outro, é por o protetor solar – sem esquecer as orelhas!

Texto: Sandra Alves