Publicidade Continue a leitura a seguir

Natal chega à Baixa de Lisboa e traz o Pai Natal, o comboio, um mercado e muito mais

Publicidade Continue a leitura a seguir

Já há data – ou datas – para o espírito de Natal invadir o centro de Lisboa.

Este ano, tudo começa a acontecer já no sábado, dia 16 de novembro, às 18 horas: é o dia e hora em que se acendem as luzes de Natal no Chiado, nos Armazéns e zona adjacente, tudo enquadrado num já icónico espetáculo, que vai incluir a animação musical dos Nook e a chegada do Pai Natal.

Em 2024, a iluminação nesta zona tem ainda uma novidade tecnológica, já que o espaço comercial acabou de celebrar 25 anos e há por isso uma iluminação LED Mapping.

Depois da inauguração das luzes, que até inclui uma contagem decrescente, haverá todos os dias novos espetáculos de luz, ainda que numa versão mais curta: sempre com dois minutos de duração, repetidos a cada meia hora, das 18 horas às 21.30 horas, até ao dia 12 de janeiro.

Também o famoso Elétrico 25 da Carris será decorado e regressa uma campanha solidária de recolha de brinquedos, incentivando os visitantes a doar aqueles objetos, esquecidos em casa e que já não utilizam, que serão depois entregues a instituições, proporcionando assim um Natal melhor para crianças em situações desfavorecidas.

Além de tudo isto, a partir de 1 de dezembro, o Pai Natal vai andar a visitar crianças nos Armazéns, oferecendo-lhes o Livro do Gui na sua 18.ª edição. Falamos-te de “Gui e o quadro da felicidade”, um livro que aborda a importância de valorizar experiências reais em detrimento do mundo digital.

Rossio e Terreiro do Paço

Mas há mais: sabemos também quando o Mercado de Natal do Rossio regressa e, em 2024, até se antecipa à clássica contagem decrescente do Chiado!

É já na sexta-feira, 15 de novembro, que a emblemática Praça D. Pedro IV dá as boas-vindas ao Rossio Christmas Market, uma experiência festiva que transforma a Baixa-Chiado num destino de passeios e diversão para toda a família.

A atmosfera mágica do Mercado de Natal convida a descobrir 70 adoráveis casinhas de madeira, com propostas de artesanato e uma oferta de bebidas e iguarias típicas da quadra.

E, como manda a tradição, a Exposição de Natal do Hospital das Bonecas volta a maravilhar, mais novos e menos novos, com a sua impressionante coleção de bonecas com mais de 190 anos.

Além disso, o comboio de Natal vai também voltar a “brilhar” todos os dias, das 15 horas às 22 horas. De acesso gratuito e 100% elétrico, crianças e adultos são convidados a embarcar numa viagem mágica e sustentável acompanhados por duendes e outras personagem que também sobem a bordo. Com partida na Praça do Rossio em frente ao Café Nicola, o percurso do Comboio de natal inclui: Rua do Ouro, Praça do Comércio, Rua da Prata, Praça da Figueira, Rua da Betesga e Praça do Rossio.

O Rossio Christmas Market tem ainda uma agenda cultural diversificada: todas as sextas-feiras e sábados, das 15 horas às 23 horas e, aos domingos até às 22 horas, a Baixa Pombalina transforma-se num palco animado com atuações ao vivo de grupos musicais, espetáculos de teatro infantil e ainda uma visita muito especial do Pai Natal que convida todas as crianças a tirarem uma fotografia.

Finalmente, a Câmara de Lisboa inaugura as iluminações de Natal no dia 23 de novembro (sábado), enchendo ainda mais de brilho e cor as ruas, avenidas e praças da cidade. Como já é tradição, o momento será assinalado no Terreiro do Paço com a ligação simbólica da Árvore de Natal, às 18.30 horas, a que se segue um espetáculo de luz e som e um concerto de Áurea, que irá interpretar temas de filmes da quadra natalícia.

Texto: Patrícia Naves
Foto: DR/Armanda Claro