Navegar na Internet é bom, mas há que ter alguns cuidados

Navegar na Internet é bom, mas há que ter alguns cuidados

Às tantas já ouviste falar de histórias complicadas de amigos que partilharam informação pessoal inocentemente na Internet, mas que depois passaram muito mal por causa disso. Ou então, soubeste de alguém que é ameaçado ou difamado nas redes sociais e que sofre sem poder defender-se. Ou até já tiveste problemas por causa de vírus que entraram no teu computador sem saberes como!

Pois é, estamos sempre a navegar na net, mas há muitos perigos à espreita. Os riscos estão lá, só é preciso contorná-los e continuar a usar as tuas ferramentas.

Para aprenderes (ou melhorares o que já conheces) sobre técnicas de “defesa pessoal” contra os perigos do mundo virtual, vamos propor-te dicas que o site https://www.seguranet.pt/ tem à tua disposição.

Sugerimos que entres em https://www.seguranet.pt/pt/animacoes-seguranet.

Vais encontrar seis curtas animações que apresentam alguns dos perigos na Internet, abordando temáticas abrangentes, como, por exemplo, as questões da privacidade e da proteção de dados pessoais.

São elas o “Sexting” sobre partilha indesejável de fotos, “Partilha de Informação pessoal” e “Ciberbullying”, com variantes sobre o mesmo assunto, “Antivírus”, com dicas para compreenderes como entram os vírus nos teus aparelhos, “Sempre ligado” e “Há vida offline”, sobre os perigos de alienação por ficarmos viciados no “connect”.

Descobrimos ainda um vídeo sobre ciberbullying (Childnet International – Cyber Bullying) que te vai esclarecer ainda mais (ou então, pede ajuda em casa ou aos teus professores) sobre este assunto delicado: aquelas agressões que acontecem no meio virtual e que têm impactos negativos no nosso desenvolvimento, estragando a nossa autoestima e afastando-nos do convívio com os outros.

Nota: Estas as animações são recursos educativos que promovem a Cidadania Digital e a Educação para os Media, desenvolvidas no âmbito do projeto SeguraNet. As primeiras animações produzidas foram primeiro exibidas em salas de cinema portuguesas (2015 – durante a campanha da Linha Ajuda, do Centro Internet Segura; 2016 – no âmbito do “Mês de Prevenção dos Maus Tratos”).

Texto: Maria José Pimentel