Publicidade Continue a leitura a seguir

Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus – Festa dupla para todos!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Estão previstas cerca de 250 atividades, na maioria de acesso gratuito, para assinalar a Noite Europeia dos Museus, a 14 de maio, e o Dia Internacional dos Museus, no dia 18. Este ano, o mote das celebraçãoes  é “O Poder dos Museus”.

Este tema foi escolhido por se considerar que os museus são espaços culturais com energia positiva para promover a mudança de mentalidades e o progresso, num mundo em mudança, quando o impacto económico, político e social da guerra na Ucrânia se junta aos efeitos da pandemia da covid-19.

Por todo o país estão preparadas visitas guiadas e temáticas a exposições, ao acervo de museus, espetáculos de teatro, dança, circo e música, oficinas, palestras, entre outras iniciativas, na maioria gratuitas, para todos os públicos.

“Noite Europeia dos Museus”

Museu dos Coches (Foto: Ângelo Lucas/Arquivo Global Imagens)

A “Noite Europeia dos Museus” realiza-se sempre a um sábado. Os museus esforçam-se por oferecer uma programação diferente e aliciante no período noturno, já de si completamente “fora da caixa”.

Vejamos as propostas de alguns museus:

LISBOA

Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)
21 horas, jardim – Projeção multimédia “Eletricidade”, juntando imagem e som sintetizados, tocados ao vivo, através da variação da tensão elétrica, num espetáculo com a duração de cerca de 40 minutos. Nos dias seguintes, haverá a atuação do grupo de vozes femininas Fio à Meada, para cantos tradicionais.

18 horas, auditório – Apresentação de “À Nossa Guarda” – convidam-se nove ‘vigilantes-rececionistas’ que apresentarão as suas obras preferidas, com o seu olhar pessoal, subjetivo, ajudando a redescobrir peças da coleção – “nove histórias que cruzam arte, quotidiano e biografia”.

Museu dos Coches
20 horas – visitas guiadas para conhecer mitos associados a estes transportes históricos.

PORTO

Museu Nacional de Soares dos Reis
Entre as 18 horas e as 21.30 horas – Visitas guiadas fora de horas, livres e gratuitas.

Casa-Museu Fernando de Castro
Entre as 21.30 horas e as 22.30 horas – Visita às peças de um colecionador revivalista, negociante, poeta e caricaturista.

MATOSINHOS

Museu Quinta de Santiago- Leça da Palmeira
19 horas e 22 horas – Cardumes no Museu – uma oficina pedagógica para crianças e jovens (6-15 anos). É um mergulho na pintura de Elisa Ochoa, “Profundezas”, para entender como a sua arte fala sobre o nosso mar e nos alerta para questões cruciais do ecossistema. Vamos criar cardumes no museu e descobrir os seus poderes

Museu da Memória
21 horas – 23 horas – Visitas orientadas ao acervo do museu, a uma exposição temporária sobre a Lavra e viagens virtuais a 15 locais emblemáticos da cidade com óculos especiais a 360º.

21.30 horas – Concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos

Dia internacional dos Museus

ALCOBAÇA

Mosteiro de Alcobaça
Entre as 11 horas e as 14.30 horas – Visita com entrada gratuita.

LISBOA

Museu Nacional do Traje
16.30 horas – Apresentação do projeto de acessibilidade “Vai de Rodas”, promovendo a inclusão de pessoas com diversidade funcional na sociedade e divulgando os melhores locais para fazer turismo acessível em cadeira de rodas.

COIMBRA

Museu Nacional Machado de Castro
Entre as 17 horas e as 18 horas – Visitas guiadas gratuitas à exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]”.

FUNCHAL

Museu Quinta das Cruzes
Entre as 16 horas e as 17 horas – Visitas orientadas às coleções.

ÉVORA

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
18.30 horas – Concerto de alunos do Eborae Música, para interpretarem obras de Francisco Tárrega, John Lennon, Paul McCartney e Johann Sebastian Bach.

OURÉM

Museu Municipal de Ourém
21 horas – Visitas guiadas e temáticas ao Castelo e Paço dos Condes de Ourém.

SANTA MARIA DA FEIRA

Museu Convento dos Loios
Entre as 9.30 horas e as 17 horas – Oficinas sobre “Memórias Cerâmicas”.

MATOSINHOS

Museu Quinta de Santiago- Leça da Palmeira
Portas abertas todo o dia para os visitantes apreciarem a exposição da arte da artista Elisa Ochoa, “Profundezas”, um olhar particular e criativos ao património marinho da região. Também haverá oficinas pedagógicas (para crianças e jovens) subordinadas ao tema da exposição.

Museu da Memória
16 horas – Apresentação de os “Rituais da Memória”, um projeto que se baseia numa partilha de saberes de objetos e de “memórias” de mulheres que convivem com o mundo piscatório de Matosinhos. Esta mostra ficará patente até 19 de maio.

As atividades inscritas para a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus podem ser consultadas na página online da DGPC – Direção-geral do Património Cultural.

 

Texto: Maria José Pimentel