Indejúnior Lisboa junta filmes, ar livre, biblioteca, oficinas de teatro, som e música num festival para miúdos e graúdos
Na terceira edição do Indiejúnior, em Lisboa, vais ver para não esquecer. É isto que propõe a organização do evento cinematográfico inventado só para ti. Depois do Teatro Rivoli e da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, o festival de cinema infantil chega à sala do Teatro Luís de Camões, ao Cinema São Jorge e a outros espaços de cultura, em Lisboa, com muitas novidades.
Podes escrever na agenda. Há atividades e filmes para os dias e 24 e 28 de abril, e também para os dias entre 2 e 12 de maio.
Para começar podes celebrar os 45 anos da Revolução do 25 de abril com uma oficina, onde vais refletir sobre o que é ser livre nos dias de hoje.
Ao longo de mais de duas semanas podes ver muitos filmes animados com idiomas dos quatro cantos do mundo, como por exemplo: “Billie”, de Maki Yoshikura, “Cat Lake City”, de Antje Hey, “Amimaginaire”, de Robin Barriere, “Bamboule/Butterboo”, de Emilie Pigeard, “Il s’est passé quelque chose”, de Anne Larricq, “Há Dias Assim/Days Like This”, de Inês Delicioso, entre muitos outros.
A lista de filmes é enorme. Vasculha na programação do evento toda a informação.
Sessões especiais
Há ainda as chamadas sessões especiais. Aqui podes contar com Cine-concertos, onde músicos residentes da Casa da Música acompanham no placo e ao vivo dois filmes de Charlie Chaplin e Buster Keaton. Não há evento igual! Esta sessão decorre no dia 4 de maio, pelas 16 horas, no Grande Auditório da Culturgest.
Podes também visitar a Polónia sem sair do auditório. “A Polónia é uma animação” é uma sessão que acontece a 5 de maio, pelas 16 horas. Trata-se de uma mostra de várias curtas metragens de animação realizadas naquele país nos anos 60.
Piquenique na relva
A juntar a tudo isto haverá ainda um “Piquenique na Relva” para as famílias ouvirem música e brincarem ao barro, aos papagaios, entre outras tarefas recreativas. Há ainda tempo de elaborares um livro na oficina “Caras e caretas”, uma atividade que decorre a 4 de maio pelas 11 horas e a 12 de maio pelas 17 horas, na sala de oficinas do Jardim da Biblioteca Palácio Galveias. Nesta sala também haverá uma oficina para construção de um filme. “Plim! Fez-se um filme” acontece a 5 e 12 de maio pelas 15 horas.
Podes ainda juntar o som ao cinema e participares no workshop “Som, vamos ao cinema?”, a acontecer a 5 de maio, pelas 11 horas, no Cinema São Jorge.
Biblioteca Indie
Não esqueças a “Biblioteca Indie” estacionada no Cinema Ideal para criares livros, guardada para o dia 12 de maio pelas 10.30 horas. Já agora lembra-te também de “Sair da caixa” e explorares os movimentos do corpo com uma oficina de teatro, a 11 de maio, no Cinema São Jorge, pelas 11 horas.
O Indiejúnior está integrado dentro da 16.ª edição do festival de cinema Indie Lisboa Allianz. Já anotaste na agenda? Tens muito com que te entreteres.