Chegou este mês às livrarias o primeiro livro que pretende explicar aos mais pequenos o que é a endometriose, uma doença dolorosa que afeta as mulheres. “A barriga estragada da mamã” é da autora portuguesa Susana Fonseca, presidente da MulherEndo, associação de apoio a mulheres que sofrem dessa doença.
A história conta a dor e sofrimento de viver com endometriose, mas mostra também a felicidade de quem consegue ser mãe. Através das perguntas inocentes de Bi, a autora dá a conhecer a doença, que considera “ainda pouco falada e conhecida”.
O livro aborda de forma simples e descomplexada as causas e consequências da endometriose, doença consiste no crescimento do tecido interno do útero, chamado de endométrio, fora do sistema reprodutor feminino – o que não é habitual e provoca efeitos negativos. “A endometriose pode afetar dramaticamente a qualidade de vida da mulher”, explica Filipa Osório, médica ginecologista, que destaca a importância de haver um diagnóstico numa idade ainda jovem.
A endometriose é uma doença crónica, o que significa que é uma doença prolongada, sem fácil ou nenhum tratamento, e que causa dores fortes e efeitos incapacitantes, que são também expostos na obra com ilustrações de Inês de Freitas.
Texto: Sara Sofia Gonçalves