Publicidade Continue a leitura a seguir

O Principezinho chega a Lisboa com música, alegria e video-mapping

Publicidade Continue a leitura a seguir

Está em cena no Teatro Maria Matos, em Lisboa, o musical “O Principezinho”, um espetáculo adaptado da história original de Antoine de Saint-Exupéry. A narrativa é conhecida de todos, desde filhos a avós, e fala de “um rapazinho com cabelos cor de ouro e de um piloto perdido no deserto”. Uma fábula sobre amor, amizade e honestidade.

“É um espetáculo que, apesar de ser para crianças, diz muito a todos, mesmo aos adultos.” Quem o afirma é João Duarte Costa. O encenador e diretor da peça acredita que o espetáculo é para toda a família “porque é leve e cativante para os miúdos, pela parte da música e dos efeitos visuais, e interessante para os adultos, que têm recordações de infância” da narrativa. “A joia do espetáculo”, e também do próprio texto original, “são as várias interpretações possíveis” do que é dito.

O musical já passou por Portugal em 2018, também sob produção da Universal Music Portugal, regressando agora com a promessa deque cada exibição é especial. “O objetivo era manter a peça todos os anos, mas veio a pandemia e alterou os planos.” João Duarte Costa sublinha que há muitos espectadores a assistir pela primeira vez, mas há também quem venha repetir, “pois gostaram tanto do espetáculo que viram há uns anos que quiseram rever”. E a magia não se fica pela história tradicional. A peça é recheada de música, canções alegres, personagens virtuais em 3D e efeitos visuais de video-mapping, numa mistura que promete transportar “o público para o mundo fantástico de ‘O Principezinho’”.

Esta versão musicada é um espetáculo original de dois criadores catalães, conta o encenador, acrescentando que, na altura da criação, a peça foi apoiada pela Associação Exupéry, “que a considera fiel ao original do autor”. Há desenhos de Exupéry em video-mapping e os figurinos correspondem ao original. O musical tem tido lotação esgotada. “Ao contrário do expectável, tem havido uma adesão grande, o público tem voltado ao teatro.”

***

O Principezinho
Até maio. Sábados (11 e 16 horas) e domingos (11 horas).
Bilhetes a partir de 16 euros
Teatro Maria Matos, Lisboa

***

Texto: Sara Sofia Gonçalves
Foto: Joana Brito