Foi descoberta uma nova espécie de dinossauro no sul do Brasil. Chama-se “Erythrovenator jacuiensis” e os cientistas acreditam ser um trisavô do “famoso” Tiranossauro Rex que viveu há cerca de 230 milhões de anos.
Também era um predador, mas menor, sendo classificado como um dos membros mais primitivos da linhagem dos terópodes, à qual pertencem outras espécies conhecidas, como o Velociraptor.
“O [Tiranossauro] Rex chegava a 12 metros de comprimento e pesava cerca de dez toneladas. Esse dinossauro era muito pequeno, podia ter cerca de dois metros de comprimento e pesava não muito mais que 10 quilos”, explicou o paleontólogo brasileiro Rodrigo Temp Müller, responsável pela descoberta, depois de analisar um fémur fossilizado que descobriu em 2017 no estado do Rio Grande do Sul.
“É apenas um osso, bastante danificado, mas tem características que só são vistas na linhagem de terópodes” e “dentro dessa linhagem, pertence a um animal que não conhecíamos até agora”.
O nome “Erythrovenator jacuiensis” significa “caçador vermelho do rio Jacuí”, devido à coloração avermelhada do fóssil e por causa do rio que corre próximo ao local onde foi encontrado.
Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves