Oficina do Platão: “Pensar é fixe”

Oficina do Platão: “Pensar é fixe”

A Oficina do Platão chegou em formato digital e está acessível a todos os curiosos. Destinada a crianças dos sete aos 12 anos de idade, a atividade é desenvolvida pela Filocriatividade, projeto da Joana Rita Sousa, especializada em Filosofia para Crianças.

O ponto de partida é um livro, uma pergunta ou um jogo, “desmistificando que a filosofia é só para alguns e só está presente em obras indecifráveis”, atira Joana Sousa. O objetivo é promover o pensamento individual, mas os efeitos dos exercícios vão muito além do aguçar da curiosidade. As sessões provocam o pensamento e a resposta e trabalham o espírito de grupo, de diálogo e de tolerância das diferentes ideias.

Joana Sousa procura mostrar a todos, desde os mais pequenos aos mais crescidos, que “pensar é fixe” e compara o desenvolvimento do pensamento ao exercício físico.

As oficinas estão abertas a participações únicas, em que as crianças podem ir apenas uma vez. Todas as sessões são diferentes, mas têm sempre um “ponto de ligação”, afirma. Desde regras ao formato das atividades, com os repetentes a serem convidados a acolher os novos participantes e a explicar o funcionamento, fomentando a entreajuda entre todos.

O trabalho do projeto de filosofia para crianças desenvolvia-se presencialmente, mas com a pandemia foi obrigado a passar para o formato digital. Os mais pequenos podem contar com uma hora de atividades baseadas em ler, escrever, ouvir e falar.

O projeto trabalha a filosofia desde o jardim de infância e há atividades para todas as idades. A Filocriatividade apresenta também a rubrica “Perguntas para famílias”, destinada às crianças dos quatro aos seis anos e em que toda a família é convidada a participar para acompanhar os pequenos pensadores. Para os maiores, dos 13 aos 17 anos, desenvolveu a “PhiloTeen”, com experiências adequadas a cada faixa etária.

A Oficina do Platão decorre ao sábado à tarde, às 15 horas, e as próximas edições acontecem nos dias 6 e 20 de fevereiro e 6 e 20 de março. Devido ao confinamento, na semana de 1 a 5 de fevereiro, estão marcadas edições especiais para segunda, quarta e sexta-feira.

Todas as informações sobre esta e outras iniciativas podem ser encontradas no site do projeto (filosofiaparacriancas.pt).

Texto: Sara Sofia Gonçalves