Publicidade Continue a leitura a seguir

Open House Lisboa: este fim de semana, há espaços para descobrir sem pagar

Publicidade Continue a leitura a seguir

Já chegou à capital mais uma edição da Open House, o evento que te permite descobrir dezenas de espaços icónicos, secretos, magníficos, discretos, sagrados, históricos, com toda a educação e cultura que isso te traz – e sem pagar!

A iniciativa, promovida pela Trienal de Arquitetura de Lisboa,  existe há 20 anos em várias cidades do mundo, tendo chegado em 2012 a Portugal.

Na prática, torna espaços de diferentes naturezas acessíveis ao público: monumentos, teatros, casas privadas, escolas ou igrejas, criando assim oportunidades para descobrires os locais que demonstram o papel decisivo da arquitetura na vida das pessoas e que mostram o valor do património edificado.

Ao longo de dois dias (13 e 14 de maio), o programa abrange então dezenas de espaços com diferentes usos e funções sendo que as visitas são todas gratuitas, algumas com reserva prévia, e com três formatos à escolha: livres, acompanhadas por especialista ou pelo voluntariado.

Há também vários percursos urbanos, programas júnior, plus, acessíveis e muito mais! Recorde-se que, em 2015 e 2016, a Trienal lançou ainda o Open House Porto envolvendo a Casa da Arquitetura e que também já tem edição marcada para este ano: acontece a 1 e 2 de julho.

Em 2020, o evento estreou ainda um novo formato, propondo uma reinterpretação da capital com passeios sonoros guiados pelo imaginário de lisboetas muito especiais. Em 2021 e 2022, o evento navegou até à margem sul do Tejo e alargou o território abrangido a Almada.

Podes conhecer todo o programa e todos os espaços de portas abertas este ano, aqui.

Texto: Patrícia Naves
Foto: Museu do Teatro Romano de Lisboa, Paulo Spranger/Global Imagens