Publicidade Continue a leitura a seguir

A oportunidade de vestires a bata de cientista

Publicidade Continue a leitura a seguir

 

As portas do misterioso e fascinante mundo dos investigadores, aqueles seres que andam à volta de coisas e objetos estranhos, abrem-se para espreitares e experimentares as maravilhas da ciência. E perceberes matérias mais complexas que fazem o conhecimento avançar. A Noite Europeia dos Investigadores – Science Wars chega ao Porto a 28, 29 e 30 deste mês. É uma iniciativa especial por vários motivos. É promovida pela Comissão Europeia há 13 anos e acontece, em simultâneo, em mais de 30 países e 300 cidades da Europa. Celebrar a ciência é o grande objetivo. Preparados? Há muito por onde escolher.

A 28 de setembro, no Palácio das Artes, no Porto, das cinco da tarde às 11 da noite, há bastante para experimentar. No fim de semana de 29 e 30 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores muda-se para o Parque de Serralves, também no Porto, com atividades das 10 às 19 horas. Mangas arregaçadas, porque há muito para fazer.

Podes construir objetos voadores que andam pelo espaço, como foguetões e planadores. Podes manobrar um robô de silicone, construir sabres de luz, manipular vozes com sintetizadores, simular crateras e cometas gelados. Também será possível perceberes como se alimentam os veículos através de painéis fotovoltaicos e células de combustível a hidrogénio, ou então construíres pequenos iglus com gelo seco. Terás ainda a oportunidade de criar cocktails através de emulsificações e gelificações, construir uma mão biónica e fazer experiências com laser. Haverá ainda uma divertida e emocionante batalha intergaláctica em prol de um futuro mais sustentável – e com a ajuda da ciência, naturalmente.

Ciência e diversão são, aliás, os condimentos deste programa recheado de experiências, workshops, concursos, conferências, espetáculos, animações. As áreas da saúde, da alimentação, da energia, do ambiente e das novas tecnologias estarão destaque, e cada uma delas será apresentada como se se tratasse de um planeta. Haverá também uma ligação com a saga “Star Wars” e o universo galáctico. E por último, e não menos importante, terás a oportunidade de interagir e conhecer investigadores de diferentes áreas científicas e sentires o que é ser investigador por um, dois ou três dias. Falta pouco e, pormenor importante, as atividades são gratuitas.

 

Texto: Sara Dias Oliveira