Os brinquedos também se reciclam: vê como fazer

Os brinquedos também se reciclam: vê como fazer

Como já sabes, o Planeta está em apuros: excesso de poluição, de químicos e de plásticos ameaça espécies, biodiversidades e gerações futuras.

E o problema está em todos os lugares, mesmo nos mais inesperados. Por exemplo, grande parte dos brinquedos são fabricados a partir de uma mistura de diferentes materiais, o que torna difícil a sua reciclagem no sistema de gestão dos resíduos – mesmo que a maioria do plástico e dos materiais de que são feitos sejam recicláveis.

Por outro lado, tem aumentado o número de brinquedos com plástico de baixa qualidade, normalmente oferecidos como brinde e com pouca durabilidade. Assim, todos os anos, enquanto são vendidos em Portugal 270 milhões de euros em novos brinquedos, pelo menos 30 milhões de unidades acabam em aterros ou são incineradas.

Surgiu, por isso, um projeto que quer alertar a comunidade, as forças políticas e as empresas para estas situações. E, num lado mais prático, ajudar-te a reciclar, devidamente, os brinquedos que já não usas.

Chama-se Projeto Replay. As famílias portuguesas são desafiadas a realizar quatro passos em casa: selecção de brinquedos, desmontagem, contabilização e entrega. Os brinquedos desmontados e classificados por material podem ser depositados até maio de 2021 em vários pontos de entrega Replay nos cinco municípios parceiros (Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora).

O plástico recolhido será encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic, nas cidades aderentes. Depois, estudantes de design de produto da Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos e da Universidade de Évora serão desafiados a apresentar propostas para o desenvolvimento de um novo brinquedo – e a proposta vencedora será eleita através de um concurso. A última etapa estará nas mãos da Precious Plastic Portugal, a quem caberá a produção do novo brinquedo.

O resto do plástico vai ser enviado para a empresa Extruplás, que o irá transformar numa nova peça para parques infantis. Os componentes eletrónicos e pilhas serão enviados para o Electrão. Os restantes materiais – como metal, borracha, cartão e tecido – serão encaminhados para os diferentes fluxos de reciclagem nacionais e locais ou oportunidades de upcycling (criação de novos produtos).

Este projeto piloto, promovido pelo Zero Waste Lab e pelo Precious Plastic Portugal com o apoio do Novo Banco, veio assim desenvolver a primeira rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida e a sua transformação em novos brinquedos.

Podes conhecer tudo sobre o projeto e saber onde entregar os teus brinquedos na sua nova plataforma online.