Publicidade Continue a leitura a seguir

Os Comboios de Bicicletas estão de volta

Publicidade Continue a leitura a seguir

As aulas estão a recomeçar e os Comboios de Bicicletas também! Já decorrem as inscrições para o programa municipal “Comboios de Bicicletas”, na cidade de Lisboa.

Trata-se de um programa de Mobilidade Escolar, de acesso gratuito, em que os alunos vão de bicicleta para a escola acompanhados por monitores.

Tal como um “comboio” normal, estes têm uma linha, percurso e horários pré-definidos. A participação é sem custos, mas a inscrição é obrigatória.

Segundo a autarquia de Lisboa, a iniciativa visa sensibilizar e promover a adoção de hábitos de mobilidade ativos e sustentáveis nas deslocações para a escola, mas também ajudar a capacitar as crianças para o uso autónomo da bicicleta, mesmo em contexto citadino.

Ideia de um pai

Na verdade, este Programa Municipal baseia-se num projeto criado por um pai que, quando o seu filho fez cinco anos e já sabia controlar a bicicleta, decidiu criar um comboio de bicicletas para a escola – o CicloExpresso do Oriente, na zona do Parque das Nações.

A Câmara de Lisboa adianta que foi este pai, por iniciativa própria, que abraçou a ideia de contribuir para que mais crianças pudessem ir de bicicleta para a escola.

O primeiro comboio partiu a 25 de maio de 2015 e, logo no primeiro dia, levou 12 crianças. Pais, voluntários e membros da Junta de Freguesia do Parque das Nações foram garantindo que, todas as sextas-feiras e de forma quase ininterrupta, o CicloExpresso do Oriente continuasse a levar crianças à Escola do Parque das Nações.

No início de 2017, surgiu outro CicloExpresso – o de Barrocas, em Aveiro. Também este liderado por pais teve sucesso e continua a levar crianças à Escola Básica das Barrocas.

Depois, chegou a versão da autarquia da capital: inspirada nesta iniciativa de sucesso, deu início a um projeto-piloto Comboios de Bicicletas e, posteriormente a um Programa Municipal – a estreia foi no ano letivo de 2020/2021, com 11 escolas e 18 percursos.

Nestes “comboios”, as deslocações dos alunos são acompanhadas por monitores, que orientam o percurso de bicicletas até ao destino: a escola.

É necessário, apenas, que o aluno tenha uma bicicleta e que defina, no ato da inscrição, o ponto de partida, para que seja criada uma rota – que passa pelo local indicado pelo encarregado de educação do aluno – até à escola.

Podes saber mais no site da autarquia ou contactar através do email mobilidadeescolar@cm-lisboa.pt ou telefone 213501347.

 

Texto: Patrícia Naves