Publicidade Continue a leitura a seguir

Paixão pela ciência deu-lhes ouro a química

Publicidade Continue a leitura a seguir

Gonçalo Santos, Nuno Sá e Ana Sofia Claro. São os três alunos da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, na Póvoa de Varzim, e ganharam a medalha de ouro nas Olimpíadas de Química. É o décimo ano consecutivo que a “Flávio” traz medalhas da semifinal regional e a quarta vez que conquista o 1.º lugar. Já lhe chamam a “papa- -medalhas”. O segredo? São apaixonados pela Ciência.

“Fiz uma revisão da matéria. É uma disciplina que gosto. Foi fácil”, explicou ao TAG Nuno Sá, aluno do 8.º E. Ana Sofia Claro, do 8.º C, quer ser química e, por isso mesmo, na sua disciplina de eleição sentiu-se “como peixe na água”.

Gonçalo Santos era o único do 9.º ano. Teve de carregar o peso de só ele saber parte da matéria, mas ainda assim, como “tem o vício de andar sempre a estudar o que vai dar a seguir”, foi mais simples, explica a professora Manuela Rodrigues. Quer ser engenheiro mecânico, toca violoncelo e é aluno do ensino articulado, mas, quando saber mais é “um gosto”, o tempo “chega para tudo”.

E, no dia da prova, até veio “a correr para casa para um recital de violoncelo”. Os três, que nem sequer se conheciam, tiveram de trabalhar em equipa. Tiveram 100% em 43 perguntas. Tudo certo.

“Foram selecionados numa prova interna entre 69 alunos. E houve estudantes com 94% que ficaram de fora, porque só podíamos levar três”, explicou, orgulhosa, Helena Tavares, a professora de Ana Sofia. “Ninguém acredita, mas não preparamos nada de especial. A preparação é nas aulas”, atira, sorrindo a professora de Nuno Sá, Elisabete Martinho.

Mas a verdade é que os três alunos veem mérito nas professoras. Ali, a Química é sempre “muito divertida”, a pré-seleção tem “cada vez mais adeptos” e a escola já é conhecida por trazer medalhas todos os anos.

A “Flávio” foi uma das três escolas a trazer o ouro. Pela primeira vez, as Olimpíadas tiveram três equipas com tudo certo entre 35 escolas.

Juntaram-se aos poveiros Luana Lima, David Freiria e Gabriel Almeida, da EB 2, 3 de Viana do Castelo, e Rodrigo Ferreira, Filipa Meireles e Afonso Silva, da Escola Secundária de Penafiel. A final nacional é no dia 12 de maio em Lisboa.

 

Texto: Ana Trocado Marques

Foto: José Carlos Marques / Global Imagens