Publicidade Continue a leitura a seguir

Papa vem a Fátima e não tens escola na sexta-feira

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Papa Francisco vai estar em Fátima na sexta-feira e no sábado para celebrar os 100 anos das aparições e canonizar os três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. Como é uma visita importante, as fronteiras do nosso país fecham-se para um controlo mais apertado entre quarta-feira e domingo. O Governo decidiu dar tolerância de ponto aos funcionários públicos, o que significa que não há aulas na sexta-feira nas escolas públicas.

 

O que vem cá fazer?

2017 é um ano importante para os católicos portugueses.

Celebram-se os 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos: Jacinta, Lúcia e Francisco. A 13 de maio de 1917, estas três crianças contavam ter visto Nossa Senhora, “uma senhora mais brilhante que o sol”, sobre uma azinheira quando passeavam um pequeno rebanho na Cova da Iria. O Papa Francisco vem a Fátima celebrar essa data e canonizar os pastorinhos. E o que é canonizar? Para a Igreja Católica, é tornar alguém santo. É um assunto complexo tratado pela Santa Sé e que tem de ser aprovado pelo Papa.

 

O que faz um Papa?

Na Igreja Católica Apostólica Romana, o Papa é a autoridade máxima.

Vive no Vaticano, em Roma, Itália, e é normalmente tratado por Sua Santidade. O Papa preside a cerimónias católicas, visita países para espalhar crenças católicas, passa mensagens de paz entre os povos, harmonia e respeito. Condena as guerras e as práticas violentas.

 


UM PAPA CALOROSO 

Fotos: Reuters e EPA

 

O primeiro em muitas coisas

O Papa Francisco tem 80 anos, nasceu a em Buenos Aires, na Argentina.

Os pais eram italianos. O pai trabalhava nos caminhos de ferro e a mãe era dona de casa. Era o mais velho de cinco irmãos e tirou o curso de Química na Universidade de Buenos Aires. Foi arcebispo na capital argentina. É o primeiro Papa latino-americano, o primeiro em 1200 anos que não é europeu, o primeiro Papa jesuíta da História e o primeiro a usar o nome Francisco. É o 266.º Papa da Igreja Católica e agora vive no Vaticano em Roma, Itália.

 

Papa é simples e gosta de futebol

O Papa é conhecido pela simplicidade e proximidade aos mais pobres.

Quando tomou o seu lugar no Vaticano, não quis roupa nova, nem trajes luxuosos, e calçou os seus velhos sapatos pretos. Em vez de um anel de ouro, usa um de prata. É fã do clube de futebol San Lorenzo, de Buenos Aires, e tem um poster autografado pela equipa. Os seus objetos cabem numa mala: o poster do San Lorenzo, o crucifixo dos avós, livros, discos de música clássica e tango, uma carta da avó Rosa, e um livrinho com que reza todos os dias. Chama-se Jorge Mario Bergoglio e escolheu o nome Francisco, em referência a Francisco de Assis pela sua simplicidade e dedicação aos pobres.

 

Papamóvel, sabes o que é?

O papamóvel é o carro em que o Papa se desloca em visitas importantes.

Tem de ser um carro branco, com vidros antibalas, ter uma cadeira comandada eletricamente, ar condicionado, o brasão do Vaticano e uma almofada vermelha. O modelo do carro pode variar. O Papa Francisco, por exemplo, já usou um velho Renault 4L, com mais de 300 mil quilómetros, para andar em Roma.