Publicidade Continue a leitura a seguir

Para ouvir no Dia do Pai

Publicidade Continue a leitura a seguir

Pai – Papà – Padre – Père – Tata – Father – Vati – Pappa – Isä – Μπαμπάς – Папа

Tantas línguas diferentes para exprimirmos a ideia de PAI! Na linha de cima, depois do português, vem o italiano, o espanhol, o romeno, o inglês, o alemão, o norueguês, o finlandês, o grego e o russo/ucraniano.

O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março, no mesmo dia de S. José, santo popular da Igreja Católica, marido de Maria e o pai na Terra de Jesus Cristo. Esta data pode variar de país para país, mas o que importa é celebrar a importância da figura paterna. Diz-se que nas origens desta celebração pode ter estado uma mensagem numa placa de argila, no ano 2000 a.c., em que um filho desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai. Isso aconteceu no ano 2000 a.c, na Babilónia e chegou até hoje como um momento especial do ano em que pensamos no nosso pai e a quem dedicamos atenção, carinho, lembranças…

Cada qual vive esse dia como o sente, manifestando o seu amor pelo pai das mais variadas maneiras. Acontece que é hábito preparar prendas simbólicas: cartões desenhados com mensagens especiais, gravar um texto em áudio ou vídeo, fazer o seu bolo favorito, preparar uma refeição “à maneira”, combinar uma ida ao cinema, comprar um livro, um CD ou até bilhetes para um jogo… enfim, estas e outras possibilidades de mostrar que o nosso pai é mesmo especial para nós! O que importa é surpreendê-lo.

 

1. Um livro que pode ser ouvido – O meu pai, de Anthony Browne

“O meu pai podia ser um doutor ou um atleta, podia ser um dançarino ou um grande cantor. Mas é o MEU pai, que há de gostar sempre de mim.”

Este é apenas só um excerto, mas promete. É um livro pequenino, mas é uma grande homenagem a todos os pais, com desenhos de luxo. Pela boca de um filho menino, ouvimos frases de orgulho sobre o seu pai, sentindo-se a cumplicidade e ternura numa relação a dois.

Vale a pena ler… e não só! Tens aqui a versão em vídeo para saboreares e tirares ideias.

 

Música em português – Pai fixe

Está é  uma adaptação da canção “Esta vida de marinheiro”(1992) do grupo Sitiados, escrita e cantada por Alda Fernandes (2018)

 

 

Música em francês – Papaoutai

Do cantor belga Stromae, Papaoutai (“papa, où t’es?”/”papá, onde estás?”) fala da ausência, mas também da importância da figura paterna (2013).

 

Música brasileira- “Muito orgulho, meu pai”

“Muito orgulho, meu pai” foi a canção escolhida pelo rapper Gabriel o Pensador para o seu pai em 2013, sentindo-se cada vez mais parecido com ele.

 

Texto: Maria José Pimentel