O Pavilhão do Conhecimento faz 25 anos a 25 de julho e, em dia de aniversário, vai ter atividades com entrada livre e prémios.
A animação arranca às 10 horas e prolonga-se até às 20 horas, incluindo experiências de Física, demonstrações de ginástica, concertos, lições sobre comida saudável para os intestinos e uma oficina sobre rádio, música e ciência.
No exterior vai haver bolo para partilhar e cantar os parabéns ao “maior centro interativo de ciência e tecnologia do país”, que foi visitado por 5,6 milhões de pessoas desde que abriu portas, a 25 de julho de 1999.
Só no ano passado, passaram pelo recinto, que recebe anualmente exposições, atividades lúdicas e pedagógicas e palestras, quase 300 mil pessoas, cerca de 37 mil mais do que no ano anterior.
Situado no Parque das Nações, o Pavilhão do Conhecimento herdou um dos edifícios emblemáticos da Expo’98, a exposição mundial sobre os oceanos, o então Pavilhão do Conhecimento dos Mares.
Ao longos destes 25 anos, as exposições mais visitadas foram “O Voo” (2004), que mostrou a ciência e a tecnologia da aviação, “Knojo!” (2007 e 2008), que revelou a “ciência indiscreta” do corpo humano, “Pum!” (2019 e 2020), que pôs a nu a “vida secreta” dos intestinos, e “Dinossauros: O Regresso dos Gigantes” (2022 e 2023), que recuou ao tempo em que estes animais habitavam a Terra.
Em outubro, o Pavilhão do Conhecimento terá uma nova exposição, a “Ciência da Pixar”, visitável até agosto do próximo ano e que desvendará “a ciência dos efeitos especiais” de personagens dos filmes de animação produzidos pelos estúdios da Disney/Pixar.
Podes consultar toda a programação do dia de aniversário aqui.
Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves
Foto: Paulo Spranger/Arquivo Global Imagens