Publicidade Continue a leitura a seguir

Pavilhão do Conhecimento lembra 25 de Abril com oficinas e descontos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Este mês de abril de 2024 é especial e reveste-se de um simbolismo importante: são celebrados os 50 anos da revolução que tirou Portugal de décadas de ditadura e trouxe a democracia para o nosso país.

Por todo o lado, este é um mês para celebrar e também recordar, até porque é muito importante conhecer a história do 25 de Abril e perceber que a liberdade conquistada em 1974 não pode ser dada como garantida.

Do lado dos Centros Ciência Viva, esta data vai ser marcada com atividades especiais, logo a começar por uma série de iniciativas do Pavilhão do Conhecimento – o Centro Ciência Viva de Lisboa, cidade onde a Revolução dos Cravos aconteceu.

Oficinas criativas, passatempos e partilha de histórias são algumas das atividades previstas para todas as idades para assinalar o 50.º aniversário do 25 de Abril, Dia da Liberdade. Neste dia feriado, quinta-feira, as entradas de adulto no Pavilhão têm 50% de desconto.

Oficina Dòing

Cravos e fios? Botânica e eletrónica? Revolução e construção? Em todos os fins de semana de abril, a Oficina Dòing vai encher-se de cravos luminosos, com a sua habitual atividade de costura. Crianças e jovens a partir dos 10 anos vão ser desafiados a costurar esta flor de simbolismo forte e a dar-lhe um toque de luz, com LED.

Passatempos de abril

Na última semana do mês de abril, os conhecimentos dos visitantes a respeito do 25 de Abril vão ser testados, nos “Passatempos de Abril”. Entre contas e enigmas, o objetivo é responder de forma certeira aos desafios propostos e, assim, ficar a conhecer o dia em que tudo mudou no nosso país. Individualmente ou com amigos, quem serão os especialistas da Revolução?

Histórias de quem viveu

As vivências antes do 25 de Abril dificilmente serão esquecidas por quem as experienciou. No dia 24 de abril, às 15 horas, o Pavilhão do Conhecimento recebe convidados especiais para um momento de “Contos e Cravos”, onde histórias serão partilhadas, ao mesmo tempo que se constroem cravos de papel. Todas as atividades são gratuitas e sujeitas ao horário de funcionamento do Pavilhão.

Mais nos outros centros

Esta programação especial faz parte da campanha da Ciência Viva “A Ciência saiu à rua num dia assim…”. Inspirada em Zeca Afonso, esta frase reveste-se agora de alegria, vida e futuro. Em todo o país, os Centros Ciência Viva promovem atividades que dão a conhecer os contributos dos cientistas portugueses para o avanço do conhecimento e do bem-estar da sociedade, ao longo destes 50 anos.

Quer vivas no Norte, no Centro ou no Sul do país, podes descobrir mais sobre o impacto do 25 de Abril na educação e na ciência e tecnologia em Portugal. Até ao final do ano, os 20 Centros Ciência Viva dinamizam diversas atividades e ações alusivas à data comemorativa.

Entre oficinas criativas, mesas-redondas, passatempos, podes ir sabendo aqui tudo o que há para fazer.

Cravos virtuais

E há mais: com “A Ciência saiu à rua num dia assim…” é também lançada uma aplicação de realidade aumentada acessível por QR Code, desenvolvida pelo artista Leonel Moura, que permite aos utilizadores plantarem cravos virtuais.

Para isso, basta apontar a câmara do telemóvel para qualquer ponto à escolha e adornar as cidades do país com estas flores de forte simbolismo!

 

Texto: Patrícia Naves
Foto: Rui Manuel Fonseca / Arquivo Global Imagens