Publicidade Continue a leitura a seguir

Plantar os teus alimentos pode ser divertido

Publicidade Continue a leitura a seguir

Agora que estás de férias, que tal dares início ao projeto de criar uma horta em casa? Não te parece boa ideia mexer na terra, plantar, regar, ver crescer e mais tarde poderes colher e saborear?

“Fazer uma horta é brincar com materiais, vasos, terra, pás, ancinhos e plantas. Se gostares, também podes brincar com insetos como as joaninhas.” Quem o diz é Isabel de Maria Mourão, coautora do livro “A Minha Horta é Biológica” com o filho Miguel Maria Brito. “As plantas são seres vivos muito engraçados. Transformam-se, dão flores, frutos e sementes” e depois “sentimos um enorme orgulho em vê-las crescer”, garante a engenheira agrónoma. Até podes partilhar a experiência com os teus amigos e ver quem vai ter a melhor colheita. O TAG dá-te algumas dicas.

 

O que plantar?

 

Nos meses de julho e agosto é boa altura para semear cenoura, agriões, alface, nabo, rabanete, espinafres, bróculos, feijão e couves (flor, de bruxelas, lombarda, etc.), segundo o calendário de sementeiras de uma publicação muito antiga e conhecida chamada “Borda-d’Água”.

“Se semeares cenouras, plantares uma alface, um tomateiro ou uma planta de pepino, por exemplo, podes fazer uma salada para toda a família, ou preparar sandwiches e tostas salpicadas de cor laranja, verde, vermelha e branca”, sugere Isabel de Maria Mourão.

As ervas aromáticas como a salsa, coentros e manjericão também “são fantásticas pois estimulam os sentidos com o seu cheiro, sabor, cor, forma e textura”.

Há sementes e plantas já com raiz prontas a plantar à venda em lojas agrícolas, mercados e até na Internet!

 

Que materiais é preciso?

 

Além dos vasos tradicionais e floreiras, se quiseres inovar e adaptar utensílios que haja em casa, podes fazer as plantações, por exemplo, em caixas de chá ou de bolachas metálicas, canecas que já não se usam ou em baldes de diferentes tamanhos. Tem em conta que no caso das aromáticas podes usar recipientes mais pequenos mas no caso de legumes, como as cenouras, já convém ser mais fundo.

Não esquecer um ancinho, para abrir espaço na terra para por a semente e tapar, e um regador para “alimentar” a planta.

Se conheces alguém que tenha uma horta podes pedir um pouco de terra para os teus vasos. Caso contrário, há terra à venda.

 

Dicas

 

Se não tiveres quintal ou varanda, o ideal é escolher um local com bastante luz solar para instalar a horta – no mínimo 4 horas por dia.

Rega ao início da manhã ou ao final do dia, para evitar a evaporação da água. Durante o verão, rega dia sim, dia não ou todos os dias se estiver muito calor. Evita molhar as folhas, dirige a água para o solo.

No fundo do vaso coloca pedrinhas, pedacinhos de tijolo ou cerâmica, ou umas bolinhas chamadas “leca” para facilitar a saída da água em excesso.

Cultivar diferentes espécies juntas tem benefícios: a cebola afasta o piolho preto da alface; o feijão protege a batata do escaravelho e o aipo previne a lagarta da couve.

 

“Na tua horta nunca estás sozinho, a horta atrai os amigos e a família e todos querem participar e saber como fazer”, diz Isabel de Maria Mourão. E depois… colher! Uma alface está pronta em 30 dias, o tomate-cherry (aquele pequenino) e as cenouras em três meses. Aceitas o desafio?

 

Sites úteis

Eco-escolas

Cantinho das Aromáticas

Sementes Vivas

 

Texto: Sandra Alves

Ilustração: Maria Eduarda