Publicidade Continue a leitura a seguir

O que é que tu podes fazer para travar as alterações climáticas?

Publicidade Continue a leitura a seguir

O clima tem sofrido várias alterações ao longo dos anos. E cada vez mais rapidamente. Podes não notar, mas o tempo já não é o mesmo. Mudou muito. Não há muitos anos, as estações do ano eram mais vincadas. Sabia-se que ia estar quente em julho e agosto e frio no Natal. Agora já não é bem assim. E as mudanças não se ficam por aqui.

 

 Todos temos um pouco de culpa 


As alterações climáticas estão na ordem do dia. Não é um assunto apenas do tempo, é uma questão em que a ação humana tem muitas responsabilidades. Queres um exemplo? O ar transforma-se com as alterações do clima. Fica mais poluído. Mais carros na estrada, mais combustíveis a carburar, mais poluição no ar.

E este assunto é tão sério que até há acordos internacionais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O mais recente é o Acordo de Paris, aprovado por 195 países, e tem várias medidas para responder a essa ameaça da mudança do clima. O aumento de mais dois graus na temperatura média normal pode ter consequências perigosas nos ecossistemas terrestres. Por tudo isto, é preciso muita atenção.

 

 Os sinais da mudança 


As praias tinham muito mais areia para estender a toalha, era preciso caminhar mais para chegar ao mar, só que agora com a subida do nível dos oceanos, com os icebergues que andam a derreter nos polos, os areais encolheram.

As praias são mais pequenas. As temperaturas aumentaram, há mais dias com sol intenso, que queimam a pele. Já não é estranho quando os termómetros passam os 40 graus. Os incêndios, como infelizmente sabemos, acontecem e este ano ficarão, por trágicos motivos, gravados numa página negra da história do nosso país.

 

 Já imaginaste abrir a torneira e não sair água? 

O clima está diferente e isso também se reflete na agricultura. Quem lavra a terra anda constantemente com o coração nas mãos porque tanta instabilidade estraga as colheitas. A seca é um grave problema e um problema de que se tem falado nos últimos meses. Já imaginaste se abres a torneira de casa e não sai água? Nem é bom pensar.

Como já percebeste, as alterações climáticas afetam o tempo, os mares, os hábitos das comunidades, a economia, a natureza, a sociedade. Ninguém pode ficar de braços cruzados. Nem tu. Há gestos e escolhas que podem fazer a diferença.

 

 O que podes fazer? 

Sara Dias Oliveira

Vê aqui aqui o nosso Fala barato sobre as alterações climáticas!