Publicidade Continue a leitura a seguir

Prepara-te: vem aí a Noite Europeia e o Dia Internacional dos Museus

Publicidade Continue a leitura a seguir

As iniciativas programadas para a Noite Europeia dos Museus, sábado dia 13, e para o Dia Internacional dos Museus, no próximo dia 18, incluem, entre outras iniciativas, “peddy papers” e recriações históricas, teatro de sombras chinesas, visitas a reservas museológicas, diversos “workshops” e debates.

No Museu Nacional dos Coches, entre um dia cheio de atividades inclui-se, no sábado, às 19.30 horas, uma visita guiada às coleções do Antigo Picadeiro Real. Ainda neste museu, em Lisboa, no dia 14, entre as 10 horas e as 13 horas, está previsto uma concentração de automóveis antigos, na Praça do Museu, e, no dia 18, entre as 10 horas e as 18 horas, o “peddy paper” “Caça ao Retrato”. No dia 20, entre as 10 horas e as 12.30 horas, realiza-se uma visita técnica “Conversas em torno da construção de um Coche, apreciado à escala natural 1/1 e reduzida1/10”.

Entre outras atividades, o Palácio da Ajuda, antiga residência régia, no sábado, entre as 19 horas e as 20 horas, propõe a recriação histórica “D. Luís: uma visita musical ao Palácio da Ajuda”.

Sábado, às 18 horas, o Museu Nacional do Traje propõe uma visita guiada sob o mote “Reservas: o que escondem os nossos armários…” e, entre as 18 horas e as 20.30 horas, um “workshop” sobre “as plantas tintureiras do parque do Monteiro-Mor”.

Podes consultar as diferentes atividades da Rede Portuguesa de Museus, para a Noite Europeia e o Dia Internacional dos Museus, aqui.

As entradas são gratuitas, no dia 18, em todos os museus, monumentos e palácios nacionais, tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), exceto no Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional, Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu Nacional Resistência e Liberdade, Panteão Nacional e Torre de Belém.

O Dia Internacional dos Museus é uma iniciativa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), que se realiza desde 1977. “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” foi o tema escolhido este ano, dado que “são espaços transformadores das sociedades por excelência, com potencial para assegurar a saúde e bem-estar em todas as idades, promovendo sobretudo a saúde mental e combatendo o isolamento social”.

Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves
Foto: Reinaldo Rodrigues/Arquivo Global Imagens