O ator que sonhava ser futebolista ou piloto de motas
Aos 25 anos, João Maneira conta já com um currículo de respeito na representação. Tinha apenas 11 anos quando se estreou na televisão e, atualmente, é um dos mais requisitados da sua geração. A novela “Fala-me de Amor”, na TVI, na pele de Miguel, foi o primeiro trabalho na ficção e, desde então, o ator nunca mais parou.
João vingou no meio, mas os sonhos de pequenino passavam por outros palcos. Nessa altura, ele queria “ser jogador de futebol e piloto de motas”. O sonho de representar veio depois, quase a chegar aos dez anos. A vontade de ser futebolista – sempre com Cristiano Ronaldo como referência – já nasceu com ele, recorda. Com jeito reconhecido para a bola, o jovem dedicou-se a isso, “até aparecerem as motas”, muito por influência familiar.
A dificuldade de ingressar no desporto motorizado e a necessidade de reunir patrocínios fizeram com que nunca chegasse a competir, mas a paixão pelas duas rodas não se extinguiu. Por isso, sempre que pode, João Maneira faz da mota o meio de transporte preferido. Sempre acautelando a segurança, até porque já apanhou um grande susto numa queda.
Em breve, poderemos ver o artista em “Serra”, a próxima aposta da SIC, estação onde ele ainda aparece no papel do problemático Cris em “Nazaré”.
Texto: Sara Oliveira
Queres mais “Quando eu era pequenin@”? Lê aqui!