Publicidade Continue a leitura a seguir

Quando eu era pequenin@João Fernando Ramos: Memórias de uma infância “sempre aventureira”

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi há três anos que João Fernando Ramos deixou a RTP, após três décadas de ligação, para assumir a direção da TVI e da CNN a Norte. Sempre com a tónica na missão de ser jornalista, como já queria desde a infância, quando sonhava também ser “cientista, astronauta e engenheiro”.

João era uma criança “tímida q.b., mas sempre aventureira”. “Sempre gostei de saber por que é que as coisas acontecem e de descobrir o que há para além daquilo que vemos”, recorda. O facto de ser filho de professores influenciou os tempos de escola, onde nunca se podia colocar “fora de pé”, pois “eles sabiam logo”. Apesar do controlo, reconhece que “foi importante ter sempre o acompanhamento deles bem de perto”.

As memórias que João Fernando Ramos guarda são “muito boas”: “Tive o privilégio de crescer numa terra pequena, onde podíamos brincar na rua, sempre com muitos amigos. A serra da Lousã, as guitarras e as férias de verão, o râguebi, os trilhos fantásticos para andar de bicicleta são coisas que nunca esqueço”.

Natural da Lousã, o jornalista cresceu “a ver os grandes pilotos no Rali de Portugal”, que o inspiraram, mais tarde, a também entrar ao volante na competição. “Felizmente, aconteceu várias vezes e tive oportunidade de fazer um pequeno programa no Mundial de Ralis, em meia dúzia de épocas”, sublinha, orgulhoso do caminho cumprido.

Sempre que pode, João Fernando Ramos regressa à sua serra, onde “ainda há muitas coisas para descobrir, mais um rio para dar uns mergulhos”, além de ter a mãe e os irmãos, e muitos amigos, para matar saudades. Por lá, para os mais próximos, continua a ser “o Janica de sempre, mas ser conhecido muda algumas coisas”.

Enquanto jornalista e diretor da TVI e da CNN, a partir do Porto, faz um balanço “muito positivo” dos últimos três anos. Apresentada a nova grelha da estação, João Fernando Ramos garante “um setembro bom”, seguro que tem “uma equipa polivalente, flexível e muito competente”, pronta para os próximos desafios.

Texto: Sara Oliveira
Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens

 

Queres ver mais Quando eu era pequenin@? Vê aqui.