Quem te ama, não te agride. Não confundas amor com abuso

Quem te ama, não te agride. Não confundas amor com abuso

Sabias que a violência no namoro pode ser considerada um crime previsto e punido por lei (artigo 152.º do Código Penal)?

Todos sabemos que o amor pode (e todos assim o desejamos) conduzir ao namoro, um estado de graça em que mergulhamos “de cabeça”, onde nos sentimos os eleitos do nosso namorado ou namorada. Mas nem sempre está tudo bem ou fica tudo bem. O clima de romance pode ir arrefecendo e até pode acabar. Não faz mal, há muita vida para viver!

O pior é quando só nós é que gostamos e o outro/outra pode começar a ter atitudes diferentes que nos magoam e que nos fazem sofrer. Há muitos jovens que não consideram alguns comportamentos abusivos como graves ou preocupantes e o perigo está aí.

Vê esta animação que ilustra bem a questão:

“Quem te ama, não te agride!” é uma campanha da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género que pretende alertar para o problema da violência no namoro, ajudando a prevenir e/ou a ajudar todos aqueles que estão a precisar de auxílio. É que da violência no namoro pode passar-se à violência doméstica e devemos saber reconhecer alguns sinais alarmantes.

O apelo desta campanha é feito por várias personalidades portuguesas bem conhecidas de todos:

Recorda ainda este texto do TAG: A violência não é uma forma de amar

Texto: Maria José Pimentel