É uma das sobremesas mais conhecidas e tem lugar de referência na cozinha tradicional portuguesa. Um doce simples à base de leite, açúcar e ovos, mas com um toque final que faz toda a diferença. Falamos de uma crosta crocante de açúcar queimado que, logo à primeira colher, cria memórias de um momento feliz para mais tarde recordar. E como versões há muitas, esta é de chocolate com aroma de laranja. Passo a passo, demora 35 minutos a preparar, mas conta com, pelo menos, uma hora no frigorífico. Atenção: queimar o açúcar é tarefa de gente crescida, enquanto vês a “magia” acontecer… O cheiro, o crocante e depois o sabor, é um desafio aos sentidos. A receita é da Pumpkin, site parceiro do TAG.
Preparação
- Leva o leite, 60 gramas de açúcar e a raspa de laranja ao lume até ferver.
- Entretanto, bate os ovos com o restante açúcar e a farinha de milho.
- Quando o leite chegar à fervura, coa e junta lentamente à mistura de ovos, mexendo sempre.
- Coloca a mistura novamente na panela – se necessário passa com uma varinha mágica para desfazer eventuais grumos da farinha. Junta o chocolate partido em pedaços.
- Deixa engrossar em lume brando sem parar de mexer até atingir a consistência de leite-creme. Retira e deita em forminhas. Coloca no frigorífico pelo menos uma hora.
- Antes de servir, cobre o leite-creme com açúcar mascavado e carameliza utilizando um maçarico. Bom apetite!
Ingredientes
- 700 ml de leite
- 120 g de açúcar
- 2 ovos
- 3 gemas de ovo
- Raspa de 1 laranja
- 200 g de chocolate negro
- 40 g farinha de milho
- Açúcar mascavado
Serve 6 pessoas. Tempo total: 95 minutos
Texto: Sandra Alves
Queres mais sugestões Quente e Frio? Podes ver aqui.