É um espetáculo muito especial, pensado para trazer, para o universo de crianças e jovens, uma oferta cultural que normalmente é mais favorita de adultos: a ópera. E por ser tão especial, “O Anel do Unicórnio” tem já esgotadas todas as sessões de apresentação na Malaposta, em Odivelas, na Grande Lisboa, mas eis que surge o anúncio: foi aberta uma sessão especial no dia 23 de novembro, quarta feira, às 10.30 horas, para escolas e famílias.
Esta ópera em miniatura é uma criação de Ana Lázaro, Martim Sousa Tavares e Ricardo Neves, levada a cena pelo Teatro do Eléctrico. A história leva-nos a conhecer Pedro Patê, um rapaz enfadado pela sua invulgar sorte: filho de dois cantores de ópera vive ele próprio dentro de uma ópera que nunca acaba, com a música de fundo de uma orquestra que pauteia cada gesto que faz.
Aborrecido com esta condição, e farto de ouvir ininterruptamente árias, cavatinas, intermezzos e afins (imagine-se o que é ser-se acompanhado por uma orquestra quando se quer simplesmente ler um livro de banda desenhada, tomar banho, ou fazer chichi), ou de ser arrastado para aventuras épicas ou intrigas e tropelias pelo seu Pai Bellini Bel Canto (um ex-barbeiro em Sevilha) e a sua Mãe Faustina Balão, uma verdadeira diva barroca (não confundir com “diva barroco”, ela fica muito zangada!), Pedro Patê sonha com a possibilidade de vir a ser ilusionista e descobrir o truque que roube as cantorias das bocas da sua família apenas com um estalar de dedos!
Até que um dia, o gato de estimação de Faustina Balão, Don Giovanni al Latte, desaparece misteriosamente. Precisamente no dia em que Bellini Bel Canto e Faustina Balão celebram as Bodas de Prata….
Os bilhetes começam nos 6€ e estão à venda online. A ópera vai estar na Malaposta de 23 a 27 de novembro, com todas as sessões já esgotadas menos esta, e a 18 de dezembro vai ao Centro de Artes de Ovar.