Sim, cuidar da saúde e do planeta está nas tuas mãos

Sim, cuidar da saúde e do planeta está nas tuas mãos

É normal quereres andar na moda. Piscar o olho às tendências e fazer sucesso nos intervalos da escola. Mas há algumas verdades das quais não podes fugir. É que as tuas escolhas refletem-se, muitas vezes, na tua saúde e também podem prejudicar o planeta. Sabias que as unhas de gel e o glitter, por exemplo, escondem perigos bem reais?

 

Glitter: o brilho que assombra o planeta

Ir a uma festa com uma maquilhagem repleta de purpurinas parece tentador. Mas lembras-te como foi difícil removê-las da pele? Só mesmo no banho, certo? E se te dissermos que esses brilhos contêm microplásticos que vão parar aos oceanos, prejudicando as espécies marinhas? Eis um dos alertas deixados por Susana Fonseca, da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável. Estes produtos absorvem químicos que poluem os mares e que depois são ingeridos por organismos mais pequenos, acabando por entrar na alimentação humana.

 

Unhas de gel: fraqueza, descarnação e possível infeção

Não há dúvida de que fazem furor. Longas, coloridas ou brilhantes, as unhas de gel não são, porém, tão inofensivas como parecem. Mesmo que nunca tenhas experimentado, o alerta que aqui deixamos pode ser muito útil para avisares a tua mãe ou as tuas amigas. Além de não fortalecer as unhas, esta técnica pode facilmente gerar infeções fúngicas devido à humidade acumulada no espaço existente entre a unha verdadeira e a falsa. Já para não falar dos chamados “atos abrasivos” necessários para retirá-la. A dermatologista Cristina Claro realça ainda outra questão: apesar de ainda não haver dados suficientes para tirar conclusões muito fortes, são conhecidos um ou dois casos de cancro de pele no estrangeiro que podem estar associados à prolongada exposição às lâmpadas ultravioleta usadas nesta técnica. Mantém-te atenta!

 

Tatuagens temporárias: giras mas perigosas

Não é implicância dos mais crescidos. As tatuagens temporárias de hena (uma planta da qual se extrai o corante utilizado nestas inscrições) contêm concentrações elevadas de PPDA, componente que acentua a cor negra da tatuagem. E não são raras as vezes em que esse componente causa reações alérgicas e, em alguns casos, danos permanentes na pele. O alerta é dado por Cristina Claro, do Grupo Português de Dermatologia Pediátrica. Mas há outro pormenor importante: a mesma substância está presente nas tintas usadas para pintar o cabelo e pode causar reações parecidas.

 

Bonecos anti-stress que, afinal, são um grande stress

Mas não são só os cosméticos que escondem #produtos que podem fazer mal à nossa saúde. Os Squishies são bonecos próprios para apertar, coloridos, macios e de aparência doce e simpática, mas estão a preocupar as agências ambientais e de defesa dos consumidores. Um teste realizado este verão pela Agência de Proteção Ambiental Dinamarquesa revelou que estes brinquedos libertam substâncias químicas nocivas e aumentam o risco de danos no fígado, irritação nos olhos e no sistema respiratório. Por isso, já sabes: se os vires aí por casa, fala com os teus pais. Vais ensinar-lhes uma coisa importante e de certeza que eles ficarão orgulhosos com os teus conhecimentos e preocupação.

 

Texto: Mariana Albuquerque

Ilustrações: Francisco Araújo