Surto, epidemia e pandemia. Sabes a diferença?

Surto, epidemia e pandemia. Sabes a diferença?

Nas últimas semanas muito se tem falado e muitas têm sido as notícias a propósito da propagação do novo coronavírus que surgiu na China, em dezembro do ano passado. O novo coronavírus chama-se oficialmente 2019-nCov e causa uma grave infeção respiratória a que se deu o nome Covid-19.

Recorda aqui. O que é o coronavírus?

Os primeiros casos do surto foram registados na cidade de Wuhan. E não foi preciso muito tempo para vários países registarem casos desta epidemia.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente a existência de uma pandemia, a 11 de março.

 

Surto

 

Quando há um aumento repentino e inesperado de casos de uma doença numa região específica. Exemplo: quando o novo coronavírus surgiu na cidade de Wuhan, na China.

 

Epidemia

 

Quando uma doença é transmitida para outras populações, infetando mais de uma cidade ou região. Atualmente, o Covid-19 é uma epidemia presente em mais de 90 países.

 

Pandemia

 

Quando uma doença infecciosa atinge grandes proporções e se propaga para todo o mundo, causando inúmeras mortes. O prefixo “pan” vem do grego e significa “todo”. Exemplo de pandemia: a Sida.

 

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que a epidemia de Covid-19 atingiu o nível de uma pandemia porque há mais de 118 mil casos de infeção em 114 países e 4291 mortes.

 

Texto: Sandra Alves
Foto: Jagadeesh NV/EPA


*Este texto foi publicado em 8 de março e atualizado a 12 de março