Numa altura em que muitas pessoas, sobretudo das camadas mais jovens, já preferem o TikTok face a outros canais como o YouTube, eis que a plataforma decide aumentar ainda mais a concorrência: depois de, em 2021, introduzir os vídeos de três minutos, a rede vai aumentar o tempo máximo para 10.
A notícia tem sido avançada por vários meios citando a empresa, que explica pretender chegar assim a cada vez mais pessoas e permitir conteúdos mais diversos e elaborados, sem os habituais cortes e interrupções.
Como é costume nestas atualizações, ela deverá ser faseada, sendo certo que os utilizadores recebem um aviso quando estiver disponível a novidade. Para tal, precisam de ter a última versão da app.
Recorde-se que o TikTok começou por ter vídeos com duração máxima de apenas 15 segundos; depois um minuto, ainda três e agora passa a dez.
A medida surge numa altura em que o próprio Instagram tem criado ferramentas para vídeos mais curtos e há quem acredite que pode descaracterizar um pouco o TikTok – embora este seja um tempo máximo, não obrigatório.
Apesar de o TikTok ser uma das plataformas favoritas dos adolescentes a nível mundial, é recomendada a supervisão parental para as camadas mais jovens.