To Be Honest: A app que promete revolucionar a Net com bondade

To Be Honest: A app que promete revolucionar a Net com bondade

É uma aplicação para adolescentes e está a bater todos os recordes de downloads – é já número 1 na loja do iTunes e promete chegar aos largos milhões de utilizadores

Chama-se To Be Honest (Para Ser Honesto…) e é uma nova app de utilização anónima para adolescentes, que pretende acabar com muitos dos defeitos das anteriores aplicações deste género. Permite o anonimato, mas é anti-bullying: serve para dizer o que gostas nos teus amigos.

Já sabes que na Net, aplicações e redes sociais, o ciberbullying é um problema difícil: por vezes, há quem faça comentários maldosos e cruéis, que podem fazer muito mal aos alvos destes ataques. Ainda recentemente, uma aplicação chamada Sarahah foi muito criticada por ter fomentado esses comportamentos.

A To Be Honest foi lançada para ajudar a acabar com esta situação. E, a julgar pela forte adesão, podemos dizer que era o que todos queriam! “Construímos isto porque acreditamos que as redes sociais devem fazer-nos sentir melhor sobre nós mesmos, não pior”, diz a empresa que a criou.

E como funciona? Em vez de permitir comentários livres, a TBH oferece inquéritos para votar, mas lançando perguntas de respostas positivas.

Qual amigo é o mais inteligente, ou qual é o melhor companheiro, aquele que “Sabe sempre o que dizer” ou “Faz rir mais“. É tudo anónimo e podes ser o mais sincero possível. O que não podes é dizer mal, porque a app não permite.

E tu? Tu recebes os comentários, do género “confio nele para tudo”, “vai ter muito sucesso profissional” ou “tem o melhor sorriso do Mundo”. E uma notificação de que alguém te escolheu – não sabes é quem.

Tão simples, não é? Pois, muitos parecem concordar que é fixe. Atualmente, é o download gratuito n.º 1 na App Store da Apple e já tem mais de 2 milhões de utilizadores, o que é impressionante tendo em conta que ainda é só para iPhone e ainda só foi lançada em alguns estados dos EUA. E está no topo da loja mundial! Imagina quando chegar a todo o Mundo e ao Android. Parece que, afinal, o que todos queriam era simpatia…