Os estudantes “jornalistas” viveram a experiência de criar a 1.ª página de um jornal com manchete, destaque fotográfico e chamadas. Tiveram que escolher as notícias generalistas e as imagens. Na sequência, recortaram e colaram numa folha de papel A3. Na apresentação, discutiram os critérios que justificassem a edição da 1.ª página final, onde uniram-se para o desafio de “aprender, fazendo”. O trabalho em grupo foi essencial para promoção da investigação, inclusão, assertividade e ensino-aprendizagem.
Nesta quinta-feira, os 5.ºs anos assistiram uma apresentação do subdiretor do Agrupamento de Escolas do Cerco, professor Paulo Ferreira e do arquiteto e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Gonçalo Canto Moniz sobre o Projeto Europeu Urbinat que propõe novos modelos de desenvolvimento urbano através de inovações no espaço público.
“Este projeto é único e pioneiro em Portugal, inclui não só os alunos mas também os respetivos pais que podem colaborar. Todos estão convidados para participarem dia 12 de outubro, das 10h00 às 18h00, na Praça da Corujeira, de um dia com oficinas de design, mapeamento e outros interativos para a criação dos Corredores Saudáveis, mais verde e inclusivo para a cidade do Porto, nomeadamente, na freguesia de Campanhã”, refere o arquiteto, acrescentando que o objetivo é aproximar a comunidade de outros espaços, tanto em termos sociais como ambientais.