A Internet é um mundo com potencialidades inesgotáveis, onde não há limite para o que podes fazer e aprender. Entre falar com os amigos, encontrar pessoas que não vês há muito tempo, conhecer outras com os mesmos interesses que tu e produzir e partilhar conteúdo, as possibilidades de convívio e partilha no mundo digital são bastante amplas. Mas, como tudo na vida, também a Internet tem um lado mau. E, por isso, não podes deixar de ter cuidado quando exploras a web.
De acordo com um estudo do Instituto DQ, um organismo internacional que visa contribuir para uma melhor e mais consciente educação digital, 56% das crianças e jovens – de um universo analisado de 34 mil menores de 29 países – estão sujeitos a ameaças quando circulam na net.
Como acontece quando andas na rua, também aqui podes encontrar o perigo em qualquer esquina. Se não o podes evitar, o melhor é protegeres-te dele!
Na era das redes sociais, pode ser tentador publicares fotografias tuas, dos teus amigos e dos lugares que frequentas, mas não te esqueças de salvaguardar a tua identidade e pormenores sobre a tua vida.
Davas uma fotografia tua a um estranho? Provavelmente, não. Por isso, não mudes de posição só porque não consegues ver quem está do outro lado do ecrã.
Tem cuidado com o que partilhas
O que se passa no WhatsApp não fica no WhatsApp
Os diálogos entre crianças e jovens fazem-se cada vez mais a partir de aplicações de conversação, como o Snapchat e o WhatsApp, que superou, no ano passado, os mil milhões de utilizadores ativos, por dia.
De acordo com a empresa, são trocadas cerca de 55 mil milhões de mensagens e 5,5 mil milhões de fotografias e vídeos, em 60 idiomas diferentes, a cada 24 horas. A grande circulação de informação privada e sensível faz da aplicação uma plataforma atrativa para ciberataques, como alertou um relatório publicado pelo Centro Nacional de Inteligência espanhol, em 2016.
Os grupos privados em que falas dão-te a ilusão de que o que se passa no WhatsApp fica no WhatsApp. A falsa ideia de segurança pode fazer-te ver a aplicação como o sítio ideal para compartilhares fotos privadas.
Não te deixes enganar: as imagens e os vídeos que partilhas podem ser usados contra ti mais tarde, como chantagem ou forma de troça, mesmo por quem menos esperas. Até mesmo quando os próprios namorados ou ex-namoradas tornam público conteúdo que foi enviado para permanecer na esfera privada.
Além de ser fácil descarregar as fotos que envias, o serviço de mensagens não elimina totalmente as conversas dos utilizadores, mesmo que estes as apaguem.
O TAG deixa-te um conselho
Se te deparares frente a algum problema no mundo digital, fala com os teus pais e professores, ou mesmo com as autoridades. A PSP dá conselhos sobre segurança na Internet, tanto através de apresentações presenciais nas escolas, com as Equipas da Escola Segura, como no Facebook, onde aconselha jovens e pais a serem prudentes e cuidados na partilha de fotos.
Ilustração: Ricardo Miranda